FATOR R INICIO DE ATIVIDADE

AS
    🌱
    🌱 0 pts

Colegas, tudo bem?

gostaria de uma ajudinha para entender melhor sobre o fator R, confesso que me causa um pouco de confusão: A situação é a seguinte empresa de ENFERMAGEM aberta em 05/ MAIO 2025 não teve faturamento mais teve folha. REGIME DE COMPETÊNCIA.

05-2025 sem faturamento folha 2.348,39

06-2025 FAT. 11.598,00 FOLHA 2.800,00

07-2025 FAT. 10.000,00 FOLHA 2.800,00

08-2025 FAT. 10.000,00 FOLHA 2.800,00

Para empresa de inicio de atividade levo em consideração a cpp paga dentro do Das e mais a folha de pagamento ?

Como a empresa ainda não tem 12 meses completo eu somo todas as folhas do meses anteriores incluindo agosto? estou meio confusa assisti apenas uma aula aqui mais fala apenas sobre o regime de caixa e não tinha exemplo caso alguem saiba de outra aula de aponte por favor.

2 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Alessandra, tudo bem?

Sim, se o DAS foi pago, você deve considerar tanto o CPP quanto os valores da folha de pagamento na apuração do Simples Nacional.

Alguns pontos importantes sobre o Fator R:

• Mesmo que a empresa ainda não tenha completado 12 meses, o cálculo é feito com os meses disponíveis, ou seja, neste caso você vai somar de maio até agosto. Você soma todas as folhas pagas desde o início da atividade (incluindo CPP pago no DAS) para calcular o percentual.

• No momento de preencher o Simples Nacional, há campos específicos para informar cada mês, considerando folha + CPP se estiver pago o DAS.

Recomendo que assista nossa aula de fator R no curso de Rotina Prática para empresas do Simples Nacional, que explica detalhadamente o cálculo do Fator R e disponibiliza uma planilha prática para acompanhar mês a mês, facilitando a apuração para seus clientes.

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/236228-rotina-pratica-para-empresas-do-simples-nacional/4684018-fator-r

Espero que isso te ajude!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.