Lucro real ou Simples Nacional

AC
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!

Estou buscando alguma calculadora que estime o recolhimento do Lucro real comparado com do Simples Nacional, vocês possuem algo nesse sentido? Para verificar qual o melhor regime para a empresa.

Caso não, estou criando uma planilha e fiquei com algumas dúvidas. Qual a base de calculo para estimar o valor do INSS patronal? É baseado na folha total (incluso pro labore, fgts, inss, 13)?

Outra dúvida, o CPP entra na base de calculo acima também?

Obrigado.

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Anderson, boa noite!
    A base de cálculo para o INSS patronal é, em geral, a folha de pagamento de todos os funcionários da empresa, incluindo não só os trabalhadores fixos, mas também os avulsos, com alíquota de 20%. A folha de pagamento engloba todas as remunerações pagas, devidas ou creditadas aos empregados e trabalhadores avulsos, como salários, pró-labore, férias, 13º salário, FGTS, etc.

O CPP (Contribuição Previdenciária Patronal) é o nome dado ao INSS patronal após a Lei nº 12.546/2011, que instituiu a desoneração da folha de pagamento para alguns setores da economia1. Portanto, o CPP entra na base de cálculo do INSS patronal, pois é a mesma coisa.

Além dos 20% da folha de pagamento, o INSS patronal também inclui o RAT (Risco Ambiental do Trabalho) e o FAP (Fator Acidentário de Prevenção), que são calculados com base no grau de risco da atividade econômica e no histórico de acidentes de trabalho da empresa. A fórmula fica assim:

INSS patronal = 20% da folha de pagamento + (RAT x FAP)
    Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.