MEI DESENQUADRADO POR FALTA DE PAGAMENTO

AB
    🌱
    🌱 0 pts

Estou com um cliente que foi desenquadrado por falta de pagamento. Ele quitou toda a divida do MEI. Porém alem do densenquadro ele foi excluido do simples. Ele está no Lucro Presumido desde 01/2025, ele não quer continuar com a empresa e quer baixa-la. Minha duvida é para realizar a baixa dessa empresa eu devo entregar as obrigações acessorias sem movimento e a baixa pela JUCEMG? E eu preciso fazer um DBE de inclusão de contabilista, para conseguir finalizar o processo?

3 respostas18 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

JC
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, boa noite

Sim, é possível solicitar a baixa de uma empresa mesmo sem ter entregue todas as obrigações acessórias pendentes. No entanto, é importante compreender as implicações dessa decisão:, pois a Legislação atual permite que as empresas sejam encerradas sem a necessidade de quitação prévia de débitos ou entrega de todas as obrigações acessórias. Contudo, eventuais pendências fiscais e tributárias não são extintas com a baixa da empresa; elas são transferidas para os responsáveis legais, como os sócios ou administradores.

As obrigações acessórias não entregues podem resultar em multas e outras penalidades, mesmo após a baixa da empresa. Essas sanções serão direcionadas aos responsáveis legais, podendo afetar seu CPF e gerar restrições junto aos órgãos fiscalizadores.

Recomendo você fazer o envio dessas obrigações, mesmo que em branco e após a regularização aí sim, solicitar o encerramento da empresa.

A JUCEMG (Junta Comercial de MG) não exige DBE para inclusão de contador especificamente para o processo de baixa, mas pode solicitar a assinatura digital de um contador em alguns tipos jurídicos, como: Sociedade empresária limitada e Empresa que apresenta balanço patrimonial no encerramento.

Como eu sou de SP a Junta daqui não exige que um contador faça o encerramento da empresa, eu sempre faço com o acesso do próprio sócio-administrador responsável pela empresa perante a Receita Federal.

RG
    2.921 pts

@Jéssica Dos Santos Cazassa Excelente! Complementando: A JUCEMG (Junta Comercial de MG) não exige DBE para inclusão de contador especificamente para o processo de baixa, a assinatura pode ser feito com acesso gov.br do cliente (nível prata ou ouro).

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.