MEI e Autonomo.

JC
    🌱
    🌱 0 pts

Hoje uma pessoa me procurou pra tirar algumas dúvidas a respeito dessa situação de fiscalização MEI, PF e PJ.

Hoje ela é MEI e fatura aproximadamente 4 a 5k mensal (prestação de serviço) - até ai ok. Só que agora ela começou com vendas de maquiagens na PF e está faturando em media 5 a 7K mensal. Se juntar com a renda dos serviços do MEI ultrapassa o valor permitido.

Eu pensei na seguinte solução:

1° - continua como MEI (prestando os serviços 4K/Mês)

2° Faz carnê leao/autônomo para vendas de maquiagens

Pergunto a vocês: faz sentido meu raciocínio? Ou não interessa fazer carne leao p/ PF, e ter MEI para outra atividade? Já que tudo está amarrado ao mesmo CPF (sendo assim, ela corre o risco de desenquadrar do MEI).

1 respostas18 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Jaceline, tudo bem?

No caso dela, não adianta tentar “separar” as receitas.

Mesmo que ela venda as maquiagens como pessoa física e pague Carnê-Leão, tudo continua vinculado ao mesmo CPF, e a Receita considera toda a receita bruta para avaliar o limite do MEI.

Ou seja: somando os 4–5 mil do serviço (MEI) + 5–7 mil das vendas (PF), ela ultrapassa o limite do MEI e pode ser desenquadrada automaticamente.

Então, de fato, ela corre risco de desenquadramento.

O mais correto seria ela migrar para ME/Empresário Individual e concentrar tudo dentro da empresa, de forma regular.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.