Pedido para ser Simples Nacional.

DM
    🌱
    🌱 5 pts

Bom dia. Um possível cliente me procurou com uma empresa recém aberta para fazer apenas a apuração de impostos (complicado isso), expliquei que isso gostaria obrigações em atraso daqui um pouco, porém só quer assim. Por fim, fui fazer a apuração dos impostos e quem abriu a empresa não fez o pedido para ser SN em tempo, provavelmente achou que seria automaticamente. O período para voltar a ser SN inicia em janeiro, quais são os impedimentos para a possível volta ? E como saber se a está no lucro real ou presumido? Visto que no site da Sintegra não aparece o regime tributário no qual se enquadra.

3 respostas12 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

RA
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia Douglas, tudo bem?

Para que uma empresa faça a opção em no Simples Nacional em 01/2026, é preciso estar sem pendências.

Se a empresa ainda não feito feita nenhuma apuração dos impostos, o que vai decidir em qual regime ela vai se enquadrar, se lucro real ou presumido, é o pagamento da primeira guia dos impostos.

Então ao gerar, por exemplo PIS e COFINS, você precisa se atentar ao código da receita desses tributos. Se for no Lucro Presumido, precisa ser o código correto para que a empresa apure nesse regime.

Lembrando que tem as obrigações acessórias a serem enviadas e você vai precisar apurar em um sistema contábil.

A meu ver, não tem como fazer esse tipo de serviço sem um contrato de prestação de serviço contábil, não é o tipo de serviço que dá para fazer esporadicamente. É preciso de contabilidade mensal e de um contador responsável pela empresa.

E você precisa informar seu cliente, que a empresa dele não está no Simples Nacional.

Espero ter ajudado.

DM
    🌱
    🌱 5 pts

@Raquel Souza Andrade agradecido pela resposta. Nesse caso , qual seria melhor o lucro presumido ou real? Não tem um faturamento tão alto e são poucas movimentações.

RA
    🌱
    🌱 0 pts

@Douglas De Andrade Morais você precisa fazer uma análise tributário para ver em qual regime ele vai pagar menos impostos. Para junto com seu cliente escolher o regime tributário.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.