(sem título)

FS
    🌱
    🌱 0 pts

qual custo de um funcionario com salario de 1518,00 no simples nacional x lucro real

4 respostas19 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Fernanda, boa noite.
    O custo em sim é o mesmo. A diferença está no impacto indireto devido à carga tributária de cada regime

Espero ter ajudado

FS
    🌱
    🌱 0 pts

Resposta não explicativa, parecendo resposta automatica.
    gostaria se possivel que fosse explicado mellhor, pois pelo que sei a folha de pagamento no lucro real é mais cara do que no simples, gostaia que explicasse quais os encargos, porcentagem de cada um para que eu pudesse comparar. (a diferença esta no impacto devido a carga tributaria) Qual diferença?

Obrigada!

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Fernanda S. Lamento que a minha resposta anterior não tenha atendido às suas expectativas e tenha soado automática. Vou tentar ser mais clara desta vez.

No regime do Simples Nacional, os encargos trabalhistas são mais baixos devido às isenções aplicáveis. Isso faz com que o valor pago pelo empregador seja mais estável e previsível.

Por outro lado, no regime de Lucro Real, os encargos trabalhistas são mais altos devido às contribuições adicionais. Contudo, esses encargos podem ser deduzidos da base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), o que pode reduzir a carga tributária total da empresa.

Ademais, o custo do funcionário pode variar de acordo com o sindicato de classe, o regime de apuração da empresa e o ramo de atividade. De modo geral, supondo que um funcionário receba um salário-base de R$ 1.518,00, os seguintes valores seriam somados ao custo para o empregador:

FGTS (8%): 121,44
    Férias: R$ 1.518,00 anuais
    1/3 sobre férias: R$ 506,00 anuais
    13º salário: R$ 1.518,00 anuais
    FGTS sobre o valor anual (8%): R$ 283,36
    Provisão Mensal: R$ 295,16

Adicionalmente, inclui-se o valor do vale-transporte (R$ 132,00 mensais) e vale-alimentação (R$ 220,00 mensais).

O total mensal é de aproximadamente R$2,286,60. Subtraindo 8% de INSS que o funcionário deve pagar e 6% referentes ao vale-transporte, o custo fecha em R$ 1977,45

No regime de Lucro Real, além dos encargos do Simples Nacional, são acrescentadas outras taxas:

INSS Patronal (20%)
    Seguro de Acidente de Trabalho (1% a 3%)
    Salário Educação (2,5%)
    Descanso Semanal Remunerado (20%)
    13º Salário (8,33%)
    Contribuições ao “Sistema S” (3,3%)
    Férias (11,11%, levando em conta um salário por ano somado de 1/3 de abono)

Espero ter ajudado

FS
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro otimo! agora sim minha pergunta foi respondida de forma bem explicada e sem deixar duvidas. Mto Obrigada!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.