(sem título)

.
    🌱
    .
    🌱 0 pts

mei não enviou a declaração do mei nos anos de 2023 e 2024.

ai em 2025 ela foi exlcuida do simples, devido debitos, e migrou automaticamente para lucro presumido.

mas ai eu fui ver e o faturamento dela em 2023 e 2024 ambos ultrapassaram o limite do mei.

em 2023 por exemplo, foi de 91k.

em 2024 também foi 90k

foi dentro dos 20%.

no caso ela teria que retroagir para janeiro de 2024 como ME SIMPLES, e pagar o ano de 2024 todo como simples.

no entanto, como ela em 2025 perdeu o simples, e tá como “lucro presumido”, quero saber se dá para fazer essa retroatividade referente 2024, tendo em vista que ela era simples até 31/12/2024. e perdeu o simples só com efeitos para 2025.

preciso enviar as declarações que não foram, e na hora que eu informar que o valor foi acima de 90k, ele vai já entender que a partir de janeiro 2024 ela não deveria mais ser MEI, e o certo é retroagir e pagar tudo com juros e multa.

mas quero saber se dá? se pode retroagir, apesar dela ter perdido o simples agora… o que devo fazer, me ajuda… no caso ela quer regularizar tudo e fechar a empresa, e abrir um novo cnpj?

vc acha que ela consegueria abrir outro mei? tendo em vista q ela ultrapassou os 20% do mei.?

1 respostas18 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá

Isso mesmo, como em 2023 o faturamento foi de 91k, passa a ser ME em Janeiro/2024 e ao enviar a declaração Anual referente a 2023 vai pagar um DAS completar sobre o valor que excedeu.

No ano de 2024 a empresa irá apurar seus impostos como Simples Nacional, pois o Desenquadramento de ofício veio apenas em 2025. E nesse caso, a partir de janeiro/2025 precisa apurar sobre o regime normal (Lucro Presumido ou Lucro Real).

Após a baixa da empresa, o sócio consegue sim abrir um novo MEI, mesmo que tenha débitos da empresa anteriormente baixada.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.