mei não enviou a declaração do mei nos anos de 2023 e 2024.
ai em 2025 ela foi exlcuida do simples, devido debitos, e migrou automaticamente para lucro presumido.
mas ai eu fui ver e o faturamento dela em 2023 e 2024 ambos ultrapassaram o limite do mei.
em 2023 por exemplo, foi de 91k.
em 2024 também foi 90k
foi dentro dos 20%.
no caso ela teria que retroagir para janeiro de 2024 como ME SIMPLES, e pagar o ano de 2024 todo como simples.
no entanto, como ela em 2025 perdeu o simples, e tá como “lucro presumido”, quero saber se dá para fazer essa retroatividade referente 2024, tendo em vista que ela era simples até 31/12/2024. e perdeu o simples só com efeitos para 2025.
preciso enviar as declarações que não foram, e na hora que eu informar que o valor foi acima de 90k, ele vai já entender que a partir de janeiro 2024 ela não deveria mais ser MEI, e o certo é retroagir e pagar tudo com juros e multa.
mas quero saber se dá? se pode retroagir, apesar dela ter perdido o simples agora… o que devo fazer, me ajuda… no caso ela quer regularizar tudo e fechar a empresa, e abrir um novo cnpj?
vc acha que ela consegueria abrir outro mei? tendo em vista q ela ultrapassou os 20% do mei.?