(sem título)

AS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite!

tenho um cliente mei vende doces,ele quer vender pra algumas empresas do lucro real,se ele transformar a empresa dele para me do simples nacional,ele poderia dar algum crédito nessas vendas pra essas empresas do lucro real?se sim quais?

3 respostas19 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Oi Adriana, tudo bem?

Vou te responder já avaliando a reforma tributária…

Se o seu cliente deixar de ser MEI e passar a ser ME optante pelo Simples Nacional, as empresas do Lucro Real poderão aproveitar créditos a partir de 2027, conforme a reforma tributária.

• Os créditos que poderão ser aproveitados são relativos à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) que o seu cliente recolher dentro do Simples Nacional.

• Não é necessário recolher CBS ou outros tributos “por fora” para que esses créditos sejam aproveitados.

• Mas em 2026, ainda não será possível tomar esses créditos; a regra só vale a partir de 2027.

Espero ter ajudado!

AS
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes entao,atualmente as empresas do simples nao poderiam aproveitar credito nenhum dela,nem que ela transformasse para me,correto?

TG
    🌱
    🌱 31 pts

@Adriana Teixeira De Santana Olá, tudo bem?

Sobre o crédito de PIS/COFINS para Lucro Real em compras de empresas do Simples Nacional, na interpretação literal da norma:
    A IN RFB nº 2.121/2022, art. 169, permite a tomada de crédito sobre aquisições tributadas pelo PIS/COFINS e não menciona expressamente empresas do Simples Nacional. Pela leitura estrita, o crédito poderia ser permitido mesmo em compras do Simples.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.