(sem título)

CM
    🌱
    🌱 40 pts

Gente bom dia, estava estudando um pouco sobre aposentadorias do INSS

Para passar a alguns clientes.

fiquei pensando em algumas coisas, se puderem me ajudar a entender melhor e dizer se meu raciocínio está certo.

Para aposentadoria por idade homens 65 anos e mulher 62 anos e precisam ter pelo menos 15 anos de contribuição.

Para o contribuinte individual começar a pagar agora o INSS, digamos que 11% do salário mínimo certo?

já aposentadoria por tempo de contribuição ele precisa pagar 20% do salário mínimo, e ter 35 anos e 30 anos de contribuição pra homens e mulheres.

porém também tem a idade mínima pra eles, que é de 64 e 59 anos pra homens e mulheres.

Para o contribuinte pagar 20% e ter uma diferença mínima ali de anos pra se aposentar, não seria melhor pagar agora só 11% ?

Economicamente falando ?

1 respostas18 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Carolaine, tudo bem?

Contribuir com 11% (plano simplificado) é mais barato e leva, em geral, a um benefício de 1 salário mínimo, enquanto contribuir com 20% permite contribuir sobre valores maiores e pode gerar uma aposentadoria melhor, então economicamente não depende só do tempo, mas principalmente de quanto o cliente quer receber no futuro.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.