Profissional liberal

LN
    🌱

Boa tarde,

Vou começar a atender meu primeiro cliente, ele é produtor rural Pessoa física, e minha dúvida é quanto a emissão de NF e INSS

Eu preciso emitir uma NF pra ele, ou basta ele recolher meu INSS através de RPA?

e no caso o INSS será de 11% sobre o valor dos meus serviços prestados?

3 respostas13 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Leandra

Como a Prestação de Serviço é para uma pessoa Física, a responsabilidade pelo recolhimento dos Impostos é de quem está prestando, no caso você irá recolher seu INSS , ISS e IRPF se estiver dentro da obrigatoriedade.

A Emissão da Nota Fiscal irá servir como comprovante de Receita para você e despesa para seu cliente.

Espero ter ajudado.
    LN
    🌱
    Bom dia,
    Mas no caso pra eu recolher meu INSS, farei sobre o valor do serviço prestado, que neste caso é apenas 300,00, e quantos %?, ou é sobre o salario minimo?
    E mesmo ele possuindo o CAEPF, e tendo funcionário, serei eu mesma que faço o recolhimento?
    MF
    🌱
    🌱 6 pts
      Nesse caso, você se enquadra como Contribuinte Autônomo/Profissional Liberal, seguirá a regra Geral. Deixar Link da aula sobre o assunto, acredito que irá compreender melhor:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/78968-como-atender-autonomos-e-profissionais-liberais/1867947-inss

Mesmo tendo o CAEPF, ele é considerado PF, logo seu serviço está sendo
    prestado para PF.

O curso de Atendimento de Autônomos pode lhe ajudar na compreensão desse assunto.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.