Que modelo de Nota fiscal este cliente deve usar?

JB
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde colegas, tudo bem?

Recentemente eu fiz a minha primeira alteração cadastral em uma empresa que era MEI e agora se encontra como sociedade limitada ME do SN. Esta empresa trabalha com a venda de camisetas, ecobags, lenços estapados pelos sócios da entidade, tendo seu CNAE principal o “18.13-0-99 - Impressão de material para outros usos”. Sabendo que este CNAE é uma atividade de indústria e está dentro do anexo II me surgiu a dúvida de qual tipo de nota fiscal estes clientes devem emitir nas suas vendas, eles não produzem em grande escala e a maior parte das suas vendas são para o consumidor final (acredito que NFC-e é a que mais cabe na situação deles mas fiquei na dúvida).

1 respostas20 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá João

O tipo de nota fiscal a ser emitida depende do tipo de cliente, e não apenas do CNAE da empresa. Como a maior parte das vendas é para consumidor final, como camisetas, ecobags e lenços estampados produzidos pelos próprios sócios, o mais adequado normalmente é emitir NFC-E nessas vendas.

Já quando a venda for feita para outra empresa (CNPJ), o correto é emitir NF-e (Nota Fiscal Eletrônica modelo 55). Portanto, na prática, essa empresa pode usar NFC-e para vendas ao consumidor final e NF-e para vendas para outras empresas, mantendo a tributação no Anexo II do Simples Nacional, já que a atividade é considerada industrial.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.