Tipo de empresa

FS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite, tudo bem?

Eu pretendo começar a prestar serviços de contabilidade para MEI e ME, mas nao sei como regularizar esse serviço, pois com a atividade de contabilidade nao posso ser MEI, certo?

Estou no começo e consegui poucos clientes e não tenho faturamento alto.

Para começar a prestar o serviço eu devo abrir uma ME? Eu mesma posso assinar a contabilidade da minha ME? Tenho o CRC.

Ou devo oferecer o serviço como autônoma? Nesse caso, eu emitiria recibo?

Qual seria mais vantajoso, ME ou autônoma?

Agradeço a compreensão.

Grata.

Flávia

6 respostas18 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

RG
    2.921 pts

Olá @Flavia Aparecida De Oliveira Santos, boa tarde! Você pode atuar como Autônoma (PF) ou CNPJ ME.

Para atuar como autônoma, deve: ter alvará na prefeitura, pagar ISS, pagar INSS e emitir Recibo de Autônoma para as empresas que presta serviço.

Para saber qual a opção mais vantajosa, é preciso analisar os custos das 2 opções. Mas geralmente pra quem está começando atuar na PF é mais econômico.

Espero ter ajudado!

FS
    🌱
    🌱 0 pts

@Raquel Gomes Boa tarde! Entendi, compensa começar como autônoma ne?

Autônoma é obrigada a ter contabilidade?

O recido de autônoma onde eu encontro, tem algum modelo especifico?

Esse alvará na prefeitura eu nao sabia, tem alguma taxa?

O INSS sera cobrado sobre o meu faturamento?

Obrigada!

RG
    2.921 pts

@Flavia Aparecida De Oliveira Santos Para saber se compensa, precisa analisar o faturamento e os custos, depende de cada caso.

O recibo será gerado no seu sistema contábil.

Sobre o Alvará, recomendo entrar em contato com Prefeitura. Mas geralmente existe taxa sim.

Recomendo que assista a aula abaixo.

Link: https://alunos.contabilidadefacilitada.com/152278-como-atender-autonomos-e-profissionais-liberais/3425511-quais-tributos-incidem-no-autonomo-pf

RG
    2.921 pts

@Flavia Aparecida De Oliveira Santos Sim, deve analisar o faturamento e os custos.

Para emissão do recibo, recomendo que entre em contato com o suporte do sistema para verificar a possibilidade da emissão.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.