Tributação regressiva x progressiva

WA
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!!! Tenho 20 mil num plano de previdência privada que já tem mais de 10 anos e estou solicitando o resgate, entretanto, tenho qie decidir pela tributação regressiva ou progressiva.

Estou em dúvida em qual optar, umq vez que o valor é baixo (podendo ser a progressiva) e já possuindo maos de 10 anos (podendo ser a regressiva)

Poderiam me ajudar nesse impasse?

2 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Wesley, boa noite.

A escolha entre tributação regressiva e progressiva depende de alguns fatores, como seu perfil de investidor, sua idade e o tempo de aplicação.

Na tributação regressiva, a alíquota do imposto diminui conforme o tempo de aplicação aumenta, podendo chegar a 10% após 10 anos. É mais vantajoso para quem pretende manter o investimento por um longo período.

Já na tributação progressiva, a alíquota aumenta conforme o valor resgatado, seguindo a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Pode ser mais vantajoso para menores valores e para quem está em faixas de tributação mais baixas.

Considerando que seu investimento já tem mais de 10 anos e o valor é baixo, a tributação regressiva pode ser mais vantajosa, pois a alíquota tende a ser menor. No entanto, é importante simular os dois cenários e considerar a sua situação financeira atual e futura antes de decidir.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.