Fórum CF
    InícioCategoriasRanking
    Acesso
    Fórum CFFórum Contabilidade Facilitada
    1. Início
    2. Categorias
    3. Regimes de Tributação
    4. Valor residual de veículos

Valor residual de veículos

FH
    🌱
    Fábio Seiti Hanazono
    🌱 Iniciante0 pts

Boa noite!

Caros colegas, estava aqui pensando sobre o assunto de ganho de capital na venda de veículos para empresas do Lucros Presumido e me veio a cabeça a questão do valor residual.

Quando falamos em veículos temos a utilização de taxa de depreciação de 20% a.a que em 5 anos ele está totalmente depreciado, caso eu queira vender esse bem após os 5 anos eles está sem nenhum valor contábil gerando como ganho de capital o próprio valor da venda!

Penso eu que se utilizarmos o valor residual para depreciar somente uma parte do veículo ficariamos com um valor de ganho de capital muito menor. Sabendo que após 5 anos o veículo ainda tem um valor de mercado considerável.

Dito isso, tenho as seguintes questões:

1. Posso considerar um valor residual para após os 5 anos eu ainda ter um valor do bem? (Valor do ativo - depreciação acumulada)

2.Como usualmente é feita essa estimativa do valor residual de véiculos? Sei que para máquinas e equipamento por exemplo é necessário uma equipe técnica.

3.Para considerar um valor residual eu preciso ter uma estimativa de quando vou vender o bem?

Obrigado!

1 respostas41 visualizações28/02/26, 23:57

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    Mariane Fontoura
    🌱 Iniciante6 pts

Olá Fabio

Normalmente, os veículos são depreciados à taxa de 20% ao ano, o que faz com que em 5 anos eles fiquem totalmente depreciados. Porém, a lei não obriga que o veículo chegue a valor zero. A empresa pode definir um valor residual, ou seja, um valor que o bem ainda terá ao final da vida útil.

Esse valor residual precisa ter justificativa técnica e estar previsto na política contábil da empresa, com algum tipo de comprovação, como tabela de mercado, histórico de vendas anteriores ou parecer técnico.

Ao usar valor residual, a empresa deprecia apenas parte do valor do veículo, evitando que ele fique totalmente zerado após cinco anos. Com isso, quando for vendido, o ganho de capital tende a ser menor.

Não é preciso saber exatamente quando o veículo será vendido, mas sim estimar quanto ele provavelmente valerá ao final da sua vida útil. O importante é manter esse critério de forma consistente e formalizada, pois mudanças feitas apenas para pagar menos imposto podem gerar questionamentos da Receita.

Espero ter ajudado.

02/03/26, 15:18

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.

Tópicos Relacionados

Como encontrara a Alíquota do ISS no SimplesObrigações acessórias de empresa do Lucro PresumidoFator R - Empresa NovaSITE ONDE CONSULTAR REGIME TRIBUTAÇÃO PELO CNPJApuração do ganho de capital de participação em sociedade por conta de participação

Tópicos Mais Vistos

Crédito de IBS/CBS na compra de Combustível para consumoCálculo da Servidão Administrativa no ITRBENEFÍCIO FISCAL ICMS DISTRITO FEDERAL..Dúvida sobre enquadramento IBS/CBS – Comissão de corretagem de seguroscalculo de IBS e CBS Simples Nacional Hibrido

🏆 Top Contribuidores

1
    Antônio  Glademyr SILVERIO
    👑

Antônio Glademyr SILVERIO

6162 pts
    2
    DS
    🏅

Darlane Silva Santos

2991 pts
    3
    Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza
    ⭐

Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza

1764 pts
    4
    LC
    ⭐

Letícia Cristovão

1497 pts
    5
    KC
    ⭐

KARITA ALVES CORREIA

1183 pts
    InícioCursos e PósCategoriasRankingRegras do FórumTermos de Uso
    © 2026 Contabilidade Facilitada. Todos os direitos reservados.
    InícioBuscar
    Nova
    Matrículas abertas na Pós-graduação em Auditoria e ComplianceMatrículas abertas na Pós-graduação em Auditoria e Compliance