Valor residual de veículos

FH
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite!

Caros colegas, estava aqui pensando sobre o assunto de ganho de capital na venda de veículos para empresas do Lucros Presumido e me veio a cabeça a questão do valor residual.

Quando falamos em veículos temos a utilização de taxa de depreciação de 20% a.a que em 5 anos ele está totalmente depreciado, caso eu queira vender esse bem após os 5 anos eles está sem nenhum valor contábil gerando como ganho de capital o próprio valor da venda!

Penso eu que se utilizarmos o valor residual para depreciar somente uma parte do veículo ficariamos com um valor de ganho de capital muito menor. Sabendo que após 5 anos o veículo ainda tem um valor de mercado considerável.

Dito isso, tenho as seguintes questões:

1. Posso considerar um valor residual para após os 5 anos eu ainda ter um valor do bem? (Valor do ativo - depreciação acumulada)

2.Como usualmente é feita essa estimativa do valor residual de véiculos? Sei que para máquinas e equipamento por exemplo é necessário uma equipe técnica.

3.Para considerar um valor residual eu preciso ter uma estimativa de quando vou vender o bem?

Obrigado!

1 respostas14 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Fabio

Normalmente, os veículos são depreciados à taxa de 20% ao ano, o que faz com que em 5 anos eles fiquem totalmente depreciados. Porém, a lei não obriga que o veículo chegue a valor zero. A empresa pode definir um valor residual, ou seja, um valor que o bem ainda terá ao final da vida útil.

Esse valor residual precisa ter justificativa técnica e estar previsto na política contábil da empresa, com algum tipo de comprovação, como tabela de mercado, histórico de vendas anteriores ou parecer técnico.

Ao usar valor residual, a empresa deprecia apenas parte do valor do veículo, evitando que ele fique totalmente zerado após cinco anos. Com isso, quando for vendido, o ganho de capital tende a ser menor.

Não é preciso saber exatamente quando o veículo será vendido, mas sim estimar quanto ele provavelmente valerá ao final da sua vida útil. O importante é manter esse critério de forma consistente e formalizada, pois mudanças feitas apenas para pagar menos imposto podem gerar questionamentos da Receita.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.