Olá Gabriel , boa noite.
Se o cliente fatura acima de R$ 81.000,00 por ano, ele ultrapassou o limite permitido para se enquadrar como Microempreendedor Individual (MEI). Aqui estão os passos e considerações sobre o que ele deve fazer e como lidar com a compra de produtos sem usar o CNPJ:
Passos para Desenquadramento do MEI
Desenquadramento do MEI:
Quando Desenquadrar: O desenquadramento deve ser feito quando o faturamento anual ultrapassa o limite de R$ 81.000,00. Este procedimento pode ser iniciado pelo próprio empresário no Portal do Empreendedor.
Prazo: O desenquadramento deve ser realizado até o último dia útil de janeiro do ano seguinte ao que o faturamento foi ultrapassado.
Migrar para ME ou EPP:
Microempresa (ME): Com faturamento até R$ 360.000,00 por ano.
Empresa de Pequeno Porte (EPP): Com faturamento entre R$ 360.000,00 e R$ 4.800.000,00 por ano.
Procedimentos para Formalização e Regularização
Solicitação de desenquadramento:
Acesse o Portal do Empreendedor.
Faça o login com os dados do MEI.
Acesse a opção "Desenquadramento" e siga as instruções.
Abertura da nova empresa:
Escolha a natureza jurídica adequada (ME ou EPP).
Registre a nova empresa na Junta Comercial do seu estado.
Obtenha o novo CNPJ na Receita Federal.
Realize as inscrições necessárias na prefeitura (para obtenção de alvará de funcionamento) e no estado (inscrição estadual para ICMS, se aplicável).
Compras de Produtos Sem CNPJ
Se o cliente não pode comprar produtos diretamente com o CNPJ, ele tem algumas opções:
Compras com CPF:
Ele pode continuar comprando produtos com seu CPF, embora isso possa limitar suas possibilidades de negociação e condições comerciais.
Parcerias:
Estabeleça parcerias com fornecedores que aceitam venda para CPF e ofereçam notas fiscais para pessoa física.
Distribuidores:
Buscar distribuidores ou atacadistas que possam oferecer condições de compra para pequenas quantidades, mesmo sem o CNPJ.
Benefícios de Formalizar a Empresa
Melhores Condições Comerciais:
Ao formalizar a empresa como ME ou EPP, ele poderá negociar melhores condições de compra com fornecedores, já que muitas empresas oferecem condições diferenciadas para clientes com CNPJ.
Crédito Empresarial:
A possibilidade de acessar linhas de crédito específicas para empresas, muitas vezes com melhores condições que para pessoas físicas.
Emitir Notas Fiscais:
A formalização permitirá a emissão de notas fiscais, o que é fundamental para a regularidade fiscal e pode ser uma exigência de alguns clientes.
Crescimento Estruturado:
A mudança para ME ou EPP permite uma estruturação mais robusta para o crescimento da empresa, com melhor gestão financeira e contábil.
Esses passos ajudarão o cliente a se manter em conformidade com a legislação e aproveitar melhor as oportunidades de crescimento para o negócio.
Espero ter ajudado!