Vendedor - Boticário

GS
    🌱
    🌱 0 pts

Tenho um cliente, fatura acima de R $81.000,00, por enquanto está no MEI. Os produtos que vende não pode comprar por CNPJ e ai?

4 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Gabriel , boa noite.

Se o cliente fatura acima de R$ 81.000,00 por ano, ele ultrapassou o limite permitido para se enquadrar como Microempreendedor Individual (MEI). Aqui estão os passos e considerações sobre o que ele deve fazer e como lidar com a compra de produtos sem usar o CNPJ:

Passos para Desenquadramento do MEI

1. Desenquadramento do MEI:

• Quando Desenquadrar: O desenquadramento deve ser feito quando o faturamento anual ultrapassa o limite de R$ 81.000,00. Este procedimento pode ser iniciado pelo próprio empresário no Portal do Empreendedor.

• Prazo: O desenquadramento deve ser realizado até o último dia útil de janeiro do ano seguinte ao que o faturamento foi ultrapassado.

2. Migrar para ME ou EPP:

• Microempresa (ME): Com faturamento até R$ 360.000,00 por ano.

• Empresa de Pequeno Porte (EPP): Com faturamento entre R$ 360.000,00 e R$ 4.800.000,00 por ano.

Procedimentos para Formalização e Regularização

1. Solicitação de desenquadramento:

• Acesse o Portal do Empreendedor.

• Faça o login com os dados do MEI.

• Acesse a opção "Desenquadramento" e siga as instruções.

2. Abertura da nova empresa:

• Escolha a natureza jurídica adequada (ME ou EPP).

• Registre a nova empresa na Junta Comercial do seu estado.

• Obtenha o novo CNPJ na Receita Federal.

• Realize as inscrições necessárias na prefeitura (para obtenção de alvará de funcionamento) e no estado (inscrição estadual para ICMS, se aplicável).

Compras de Produtos Sem CNPJ

Se o cliente não pode comprar produtos diretamente com o CNPJ, ele tem algumas opções:

1. Compras com CPF:

• Ele pode continuar comprando produtos com seu CPF, embora isso possa limitar suas possibilidades de negociação e condições comerciais.

2. Parcerias:

• Estabeleça parcerias com fornecedores que aceitam venda para CPF e ofereçam notas fiscais para pessoa física.

3. Distribuidores:

• Buscar distribuidores ou atacadistas que possam oferecer condições de compra para pequenas quantidades, mesmo sem o CNPJ.

Benefícios de Formalizar a Empresa

1. Melhores Condições Comerciais:

• Ao formalizar a empresa como ME ou EPP, ele poderá negociar melhores condições de compra com fornecedores, já que muitas empresas oferecem condições diferenciadas para clientes com CNPJ.

2. Crédito Empresarial:

• A possibilidade de acessar linhas de crédito específicas para empresas, muitas vezes com melhores condições que para pessoas físicas.

3. Emitir Notas Fiscais:

• A formalização permitirá a emissão de notas fiscais, o que é fundamental para a regularidade fiscal e pode ser uma exigência de alguns clientes.

4. Crescimento Estruturado:

• A mudança para ME ou EPP permite uma estruturação mais robusta para o crescimento da empresa, com melhor gestão financeira e contábil.

Esses passos ajudarão o cliente a se manter em conformidade com a legislação e aproveitar melhor as oportunidades de crescimento para o negócio.

Espero ter ajudado!

GS
    🌱
    🌱 0 pts

Mas se ele comprar pelo CPF e vender para o seu próprio CNPJ, não vai ser bitributado?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Gabriel Pereira Dos Santos Comprar produtos pelo CPF e vender para o próprio CNPJ pode, sim, resultar em bitributação, pois as operações fiscais entre pessoas físicas e jurídicas têm regras específicas que precisam ser seguidas. Para evitar esse problema, é importante que o empresário siga um processo adequado para a compra e venda de produtos.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.