ISS FIXO - Empresas do Simples Nacional

SL
    🌱
    🌱 0 pts

Olá pessoal!

Estou com uma dúvida: Meu cliente está pagando 2,23% de ISS recolhendo pelo DAS Simples Nacional. Consultei no município dele, e o ISS é de 2%.

Existe algo na legislação que permita recolher o ISS Fixo do município em que ele reside? Porque dessa forma, o ISS seria menor do que hoje está sendo calculado via DAS.

3 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Viviane

O ISS Fixo tem suas particularidades e cabe a cada município definir as regras para aplicação. Na legislação se da 03 opções para a empresa recolher o ISS de forma Fixa, que são:

1. Os Escritórios Contábeis - LC nº 123/2006 concedeu o benefício de garantir ao prestador o recolhimento do ISS de acordo com o valor fixo a ser definido pelo município;
    2. Microempresas - ME com Faturamento de até R$ 360.000,00  - LC 123/2006 § 18 do art. 18, que autoriza os municípios a estabelecer valores fixos de ISS a recolher para aqueles que se enquadram no perfil.
    3. MEI - LC 123/2006 art. 18-E, § 3º 
    Todos os casos precisam de uma regulamentação do Município, por isso, lhe oriento a buscar na legislação do Município onde a empresa está registrada para vê se existe essa possibilidade.

Espero ter ajudado.
    SL
    🌱
    🌱 0 pts
    Boa noite, obrigada pelas informações! 

Meu cliente está enquadrado nesta segunda opção, ME com faturamento até R$ 360.000,00. Nesse caso, como faria para pagar o ISS fixo? é somente informado no PGDAS que o ISS é fixo? E depois entro em contato com a prefeitura para pagar a guia de ISS diretamente pra eles?
    MF
    🌱
    🌱 6 pts

Primeiro você entra em contato com a Prefeitura, para saber se a Legislação do Município autorizou o recolhimento do ISS fixo para esse enquadramento, pois quem determina se poderá recolher o ISS Fixo é o Município de Cadastro da empresa.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.