Abertura de CNPJ transportadora

GV
    🌱
    🌱 120 pts

Estou iniciando agora na contabilidade, com atendimentos com imposto de renda surgiu um cliente para abertura de uma transportadora de Grãos no estado de Goias, já tenho o CRC, posso atuar com meu CPF para abertura e sendo a contadora responsavel pela empresa ? É necessario fazer certificado digital para mim e para o cliente? Para a constituição da empresa ela tem uma previsão de faturamento inicial de 120 mil reais por mês, como analisar o planejamento tributario?

3 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Gessica

Sim, você pode atuar como contadora responsável utilizando seu CPF, desde que seu CRC esteja ativo. Não é obrigatório ter um CNPJ de escritório contábil para iniciar os atendimentos, e muitos profissionais começam dessa forma. Porém, é importante formalizar os serviços com contrato de honorários e, futuramente, avaliar a abertura do seu próprio CNPJ contábil para profissionalizar ainda mais sua atuação. Também é altamente recomendado que você tenha um certificado digital e-CPF A1, pois ele será necessário para acessar e-CAC, transmitir obrigações, assinar documentos e atuar digitalmente em nome dos clientes. Para a empresa do cliente, o certificado digital e-CNPJ também será essencial, principalmente porque uma transportadora utiliza emissão de CT-e, MDF-e, acessos à SEFAZ e diversas obrigações fiscais eletrônicas.

No caso dessa transportadora de grãos em Goiás, com previsão de faturamento de aproximadamente R$ 120 mil por mês (R$ 1,44 milhão por ano), o ideal é fazer um planejamento tributário antes da abertura da empresa. Você precisará levantar informações como: se o transporte será intermunicipal ou interestadual, se haverá frota própria, quantidade de caminhões, estimativa da folha salarial, gastos com combustível, manutenção, pedágio e se os motoristas serão empregados ou agregados. Com esses dados, você conseguirá comparar os regimes tributários, principalmente Simples Nacional e Lucro Presumido. Em transportadoras, muitas vezes o Lucro Presumido acaba sendo mais vantajoso que o Simples, devido à estrutura de custos e à tributação do ICMS sobre fretes. Por isso, não é recomendado escolher regime apenas pela facilidade.

Espero ter ajudado.

GV
    🌱
    🌱 120 pts

@Mariane Fontoura a emissão do CT-e, MDF-e são de responsabilidade da propria transportadora? Outtra duvida tem uma aula especifica para orientar e efetuar comparação dos regimes tributários?

MF
    🌱
    🌱 4 pts

@Gessica Da Silva Vitória Sim. A emissão do CT-e e do MDF-e é obrigação da própria transportadora, porque esses documentos fiscais fazem parte da operação de transporte dela.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.