Abertura de empresa (DBE)

AS
    🌱
    Aluã Sena
    🌱 0 pts

Ola, estou com uma dúvida.

Fiz processo de viabilidade, porém quando eu tento fazer DBE ou quando vou para o integrador, não reconhece o protocolo da viabilidade, aí aparece essas mensagens, estou fazendo pela Jucemat.

DBE

Integrador

Eu fiz simulação de risco, deu risco 1, porém bombeiro deu grau 2, isso impede em dar andamento ao processo?

4 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Aluã

O erro ocorre porque a viabilidade foi gerada dentro do sistema Empresa Instantânea da JUCEMAT, e esse protocolo não pode ser usado diretamente no Coletor Nacional da Receita Federal para gerar o DBE. No Mato Grosso, quando a viabilidade é feita pelo sistema da JUCEMAT, o processo deve continuar pelo próprio Integrador Estadual (portal da JUCEMAT/REDESIM MT), que é quem faz a integração automática com a Receita e gera o DBE. Por isso, quando você tenta usar o protocolo no Coletor Nacional aparece a mensagem dizendo que a coleta deve ser feita no Portal do Integrador Estadual. Além disso, nas telas aparece uma possível divergência de natureza jurídica (em um momento Empresário Individual – 2135 e em outro Sociedade Limitada – 2062), e essa diferença também pode impedir o reconhecimento da viabilidade. O correto é continuar o processo dentro do portal da JUCEMAT usando o protocolo da viabilidade, sem abrir o DBE manualmente no site da Receita.

Espero ter ajudado.

AS
    🌱
    Aluã Sena
    🌱 0 pts

Ola, Mariane, realmente havia printado o como Empresário individual, mas é sociedade limitada com uma sócia apenas.

Conforme orientou, pulei o DBE e fui direto no integrador, mas ele não vai para frente.

A prefeitura gerou 2 boletos, mas me falaram que precisam do CNPJ para ver do que se trata os boletos, provavelmente seria do alvará e de localização? Talvez não está indo para frente por causa desses boletos?

MF
    🌱
    🌱 4 pts

O problema não é os boletos da prefeitura. Eles normalmente são taxas de análise de alvará ou localização e não impedem o processo de abertura da empresa continuar nem a geração do CNPJ. O que está travando é que a viabilidade foi criada pelo sistema “Empresa Instantânea” da JUCEMAT, e esse tipo de protocolo não pode ser usado no módulo FCN/REMP ou no fluxo normal da REDESIM. Ou seja, você iniciou o processo em um sistema e está tentando continuar em outro. Para dar certo, você precisa voltar no portal da JUCEMAT e continuar pelo próprio módulo “Empresa Instantânea – Quero abrir uma empresa”, usando o processo que já começou, sem tentar informar a viabilidade no FCN/REMP ou abrir DBE manualmente.

AS
    🌱
    Aluã Sena
    🌱 0 pts

Muito obrigado Mariane, consegui dar continuidade, faz tempo eu não abria uma empresa, aí me lembrava que era mais fácil, tive que entrar como você me orientou, na tela de Abrir uma nova empresa, aí nessa nova tela que consegui dar andamento na minha solicitação.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.