Abertura de empresa na OAB sp

LS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!tudo bem?
    Estou em duvida quanto a razão social de um escritório de advogadas

Quando são 2 sócias proprietárias a razão social precisa obrigatoriamente ter "sociedade de advogadas" ? Ou posso utilizar somente o "advogadas"?

Se o nome for aprovado no VRE, no DBE mas tiver alguma exigência na OAB de São Paulo, consigo corrigir sem custo? Ou tenho que pagar a taxa novamente?

Poderia me ajudar por gentileza?

1 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Luisa

Na constituição de uma sociedade de advocacia, quem define as regras do nome empresarial é a OAB, e não a Receita Federal ou a Junta/VRE. Pelo Estatuto da Advocacia e pelos provimentos da OAB, a razão social deve conter o nome de pelo menos um dos sócios advogados e indicar que se trata de sociedade de advocacia, normalmente usando expressões como “Sociedade de Advogados” ou “Advocacia”. Mesmo que as duas sócias sejam mulheres, na prática muitas seccionais, inclusive a OAB-SP, costumam exigir a forma tradicional “Sociedade de Advogados”, e o uso de apenas “Advogadas” pode gerar exigência.

Também é possível que o nome seja aprovado no VRE e no DBE, mas ainda assim receba exigência na OAB, porque o registro da sociedade de advogados é feito diretamente na OAB e só após esse registro a sociedade é considerada regular para o exercício da advocacia. Se houver exigência durante a análise do processo na OAB-SP, normalmente é possível corrigir sem pagar nova taxa, apenas atendendo à exigência. Porém, se o processo já tiver sido indeferido ou se for necessário alterar formalmente o contrato social após o registro, pode haver necessidade de novo protocolo ou pagamento de taxa de alteração, dependendo do caso.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.