Fórum CF
    InícioCategoriasRanking
    Acesso
    Fórum CFFórum Contabilidade Facilitada
    1. Início
    2. Categorias
    3. ABERTURA DE ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

ABERTURA DE ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

RS
    🌱
    Renan Carlos Soares Lopes Da Silva
    🌱 Iniciante0 pts

Boa tarde.

Fui surpreendido por um representante da OAB, onde o mesmo informa que ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA não podem ser enquadradas como MICROEMPRESAS.

Teria algum embasamento jurídico que eu possa confrontá-lo, além da CF, arts. 170 e 179, que seja “acima” ou que “derrube” o argumento dele quanto ao Estatudo da OAB (a grosso modo dizendo que escritórios de advocacia não são “empresas comerciais comuns”), fazendo com que o impeça de NEGAR a regularização da empresa quanto ao porte?

No aguardo (urgente kkkkkk), de uma ajuda

6 respostas35 visualizações20/02/26, 21:01

Respostas da Comunidade (6)

ER
    🌱
    Edilene Ribeiro
    🌱 Iniciante6 pts

Olá Renan.
    A OAB nao aceita mesmo, a competencia para enquadramento ME e EPP é da junta, a OAB precisa ser o porte DEMAIS. Mas isso não interfere na opção pelo simples se é o seu caso.
    Espero ter ajudao

20/02/26, 22:54
    RS
    🌱
    🌱 Iniciante0 pts

@Edilene Ribeiro Então eu teria que refazer o DBE e não escolher o porte da empresa, pra que seja deferido tanto pela OAB, quanto pela Receita na opção do Simples, seria isso? Porque no DBE eu informei que era ME

20/02/26, 22:59
    ER
    🌱
    Edilene Ribeiro
    🌱 Iniciante6 pts

@Renan Carlos Soares Lopes Da Silva Sim, infelizmente precisa refazer o DBE com o porte Demais.

23/02/26, 13:42
    RS
    🌱
    🌱 Iniciante0 pts

@Edilene Ribeiro Muito obrigado, ajudou demais!

23/02/26, 16:28
    RS
    🌱
    🌱 Iniciante0 pts

@Edilene Ribeiro só para fins de ajuda a outros alunos, não sei se passou despercebido por mim, nas duas vezes que assisti ao curso voltado pra advocacia, mas não há informação quanto ao DBE que tem essa particularidade quando ao porte que deve ser “Demais” tendo em vista que a OAB não permite escritórios de advocacia ME/EPP. Seria muito importante ter um vídeo, mesmo que curto, passando essa informação. Obrigado

25/02/26, 22:07
    ER
    🌱
    Edilene Ribeiro
    🌱 Iniciante6 pts

@Renan Carlos Soares Lopes Da Silva Enviei para equipe responsável analisar e ajustar as informações necessárias.

Obrigada pela colaboração.

25/02/26, 22:38

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.

Tópicos Relacionados

Como resolver erro ao tentar emitir a NFs no portal nacional ?Alteração do responsável pela entidade sem fins lucrativosTransferência de sede (de São Paulo para o Paraná)TRANSFORMAÇÃO DE MEIComo alterar uma empresa limitada em associação?

Tópicos Mais Vistos

O que acontece ao clicar em "Rejeição" em uma NFSe no Portal Nacional?REFORMA TRIBUTÁRIA - ESTUDANTES: COMO SE ATUALIZAR?Crédito de IBS/CBS na compra de Combustível para consumoCálculo da Servidão Administrativa no ITRBENEFÍCIO FISCAL ICMS DISTRITO FEDERAL..

🏆 Top Contribuidores

1
    Antônio  Glademyr SILVERIO
    👑

Antônio Glademyr SILVERIO

6162 pts
    2
    DS
    🏅

Darlane Silva Santos

2991 pts
    3
    Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza
    ⭐

Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza

1764 pts
    4
    LC
    ⭐

Letícia Cristovão

1497 pts
    5
    KC
    ⭐

KARITA ALVES CORREIA

1183 pts
    Escola Contábil
    Curso recomendado · Legalização / Societário

CONHEÇA A ESCOLA CONTÁBIL

• Acesso imediato
    • Aulas práticas e atualizadas
    • Comunidade de alunos
    • Certificado de conclusão
    TOQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES

Escola Contábil · Curso

InícioCursos e PósCategoriasRankingRegras do FórumTermos de Uso
    © 2026 Contabilidade Facilitada. Todos os direitos reservados.
    InícioBuscar
    Nova
    Matrículas abertas na Pós-graduação em Auditoria e ComplianceMatrículas abertas na Pós-graduação em Auditoria e Compliance