ALETRAÇÃO DE MEI P/ SOCIEDADE

CR
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia,
    Meu primeiro cliente para legalização hoje é MEI e quer entrar em sociedade, ele é desenvolvedor de sistemas, a melhor opção seria sociedade limitada, porte ME, regime SIMPLES?
    Estou insegura para passar esta orientação.

3 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Camila

O caminho correto é primeiro fazer o desenquadramento, já que o MEI não permite sócios, e em seguida constituir uma Sociedade Empresária Limitada (LTDA), que é a estrutura mais adequada por garantir limitação de responsabilidade e permitir entrada de novos sócios.

O enquadramento como Microempresa é o mais indicado no início, considerando o limite de faturamento, e o regime tributário geralmente mais vantajoso é o Simples Nacional, especialmente para atividades de desenvolvimento de sistemas. No entanto, é essencial avaliar o fator R, pois sem folha de pagamento relevante a tributação tende a ficar no Anexo V (mais oneroso), enquanto com um pró-labore bem planejado pode migrar para o Anexo III, reduzindo a carga tributária.

Portanto, a melhor orientação é: sair do MEI, abrir uma LTDA como ME e optar pelo Simples Nacional, sempre com planejamento prévio de CNAE e pró-labore para otimização fiscal.

Espero ter ajudado.

CR
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura olá! Com ele possui MEI, posso fazer o desenquadramento pelo portal e utilizar o programa Tudo Fácil empresas do Rio Grande Do Sul para constituição desta empresa? Quando eu fizer o desenquadramento para fazer esta solicitação preciso do contador ou posso fazer sem?

CR
    🌱
    🌱 0 pts

Certo, obrigada pelo esclarecimento!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.