Olá,.eu também estou com essa dúvida. Vou aguardar alguém responder, assim também terei a resposta.
Alteração de Contabilista
Caros colegas, saudações.
Estou assumindo a contabilidade de um escritório de advocacia. Qual o passo a passo para alteração do contabilista? Há custos?
Respostas da Comunidade (5)
Olá Daniel
Para alterar o contabilista de um escritório de advocacia, o ideal é primeiro formalizar a rescisão com o contador anterior, definindo até qual competência ele será responsável pelas obrigações. Em seguida, solicite toda a documentação contábil, fiscal e societária da empresa, incluindo balanços, declarações, folhas de pagamento, apurações de tributos, contratos sociais, acessos ao e-CAC, prefeitura e certificado digital.
Depois, revogue as procurações eletrônicas do contador antigo e conceda novas ao escritório contábil que assumirá a empresa. Dependendo da estrutura societária e do município, pode ser necessário atualizar o cadastro do contabilista na Receita Federal, prefeitura, Junta Comercial ou registro da sociedade na OAB. Também é recomendável fazer uma auditoria inicial para identificar pendências fiscais, declarações omitidas, débitos ou inconsistências antes de assumir oficialmente a responsabilidade técnica.
Quanto aos custos, normalmente não há taxa da Receita Federal para a troca operacional do contador, mas podem existir despesas com Junta Comercial, cartório, prefeitura ou certificado digital. Além disso, o novo contador geralmente cobra honorários de implantação, transição ou regularização, especialmente se houver pendências ou necessidade de retificações.
Espero ter ajudado.
@Mariane Fontoura ajudou sim. Verifiquei na OAB-RJ. Não é necessário viabilidade para tal processo. Posterior ao DBE, será que é necessário mais alguma alteração? Isso é...sendo todo o restante já realizado.
@Daniel Godoy De Lima Se a sociedade de advocacia já está regular na OAB-RJ e você confirmou que não há necessidade de viabilidade, então, após o DBE deferido, normalmente o processo fica praticamente concluído no âmbito cadastral federal.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.