Arquivamento ATA distribuição lucros - JUCESP (VRE digital) - Ordem cronológica dos documentos

JF
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde a todos.

Tenho um cliente no qual estou fazendo o arquivamento da ATA de distribuição de lucros, para isentar os lucros que se referem ao exercício 2025 que serão pagos somente a partir de janeiro/2026, nos termos da Lei 15.270/2025.

No caso estou fazendo o arquivamento da ATA no site da JUCESP via VRE DIGITAL. E como em todo registro feito na JUCESP, há uma ordem cronológica a ser seguida. Neste caso, temos a data do protocolo, data da ATA, data de assinatura da ATA e data do requerimento capa. Neste caso, qual seria a cronologia de datas a ser seguida para que esse arquivamento de ATA seja deferido pela JUCESP? E a data de protocolo seria a data de criação ou a data de envio do protocolo (assinatura e envio após documentos anexados)?

Se alguém puder me ajudar com respectivas bases legais a respeito eu agradeço.

1 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Jose

Para que a ATA de distribuição de lucros seja deferida pela JUCESP via VRE Digital, a cronologia correta das datas deve ser rigorosamente observada, sob pena de exigência ou indeferimento.

A ordem exigida é:

• data da ATA, que deve ser igual ou posterior ao encerramento do exercício a que os lucros se referem (no seu caso, exercício de 2025);

• data de assinatura da ATA, que não podem ser anteriores à data da reunião;

• data do requerimento (capa do VRE Digital), que deve ser igual ou posterior à última assinatura da ATA;

• data do protocolo, que deve ser igual ou posterior à data do requerimento.

A data de protocolo considerada pela JUCESP é a data e hora do envio efetivo do processo no VRE Digital, após a assinatura do requerimento e a anexação de todos os documentos, sendo irrelevante a data de criação do protocolo.

Essa exigência decorre do Código Civil (arts. 1.071 e 1.078), da Lei nº 6.404/76 (arts. 132 e 202, aplicáveis subsidiariamente) e da IN DREI nº 81/2020, bem como do Manual de Registro de Sociedade Limitada do DREI, que vedam inconsistências ou retroatividade entre deliberação, assinaturas, requerimento e protocolo.

Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.