Atividade representação comercial

PS
    🌱
    🌱 122 pts

Oi pessoal, boa tarde! Feliz 2026.

Estou num impasse! Estou iniciando meu escritório agora. Procurando fazer tudo certinho.

Fui procurada por uma prima, que foi demitida para passar a emitir notas PJ. A pedido do dono da empresa. ( Essa parte não vem ao caso).

Ela passou a receber o salário, que agora está de acordo com algumas metas que ela deve atingir de vendas. Entendi que a atividade se trata de representação comercial.

Coloquei a atividade de representação como atividade principal, e no caso ela emite notas de serviço para receber o “salário” dela.

Mas agora, tem o CORE, que exige o pagamento da anuidade tanto da pessoa física, quanto da jurídica, sendo que ela nem é de fato uma “ representante comercial” profissional, só caiu nessa por conta do dono da empresa que está escapando dos vínculos trabalhistas. O valor da anuidade é salgado para quem só recebe salário e não é de fato um representante.

O que vocês acham? Devo alterar a atividade dela? Se sim, para qual?

Desde já agradeço a cooperação do grupo!

Att,

Patrícia

1 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

JG
    🌱
    Joel Galdino
    🌱 0 pts

Boa tarde!

Patrícia, possivelmente vc pode ter feito uma avaliação imprecisa da atividade dela. Se este for o caso, reveja se ela de fato faz representação comercial ou promoção de vendas. Aqui está a Diferença:

O Representante de Vendas (ou Comercial) foca em fechar negócios e intermediar vendas de produtos/serviços de uma ou mais empresas, atuando de forma autônoma (sem vínculo CLT) e construindo carteira de clientes.

O Promotor de Vendas foca na criação de demanda e visibilidade em pontos de venda (PDV), divulgando a marca, organizando exposições e degustações, e pode ter vínculo empregatício.

Se você Classificar ela como Promotora de Vendas (CNAE 7319-0/02 - Promoção de vendas, pode ser MEI), ela não é obrigada a se registrar no CORE.

Entendendo essas diferenças e se ela REALMENTE faz Promotora de vendas, então este seria o melhor cenário. Do contrário, o CNAE correto mesmo é Representante de vendas.

Atenciosamente,

Joel Galdino | Contador

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.