Boa tarde!
Patrícia, possivelmente vc pode ter feito uma avaliação imprecisa da atividade dela. Se este for o caso, reveja se ela de fato faz representação comercial ou promoção de vendas. Aqui está a Diferença:
O Representante de Vendas (ou Comercial) foca em fechar negócios e intermediar vendas de produtos/serviços de uma ou mais empresas, atuando de forma autônoma (sem vínculo CLT) e construindo carteira de clientes.
O Promotor de Vendas foca na criação de demanda e visibilidade em pontos de venda (PDV), divulgando a marca, organizando exposições e degustações, e pode ter vínculo empregatício.
Se você Classificar ela como Promotora de Vendas (CNAE 7319-0/02 - Promoção de vendas, pode ser MEI), ela não é obrigada a se registrar no CORE.
Entendendo essas diferenças e se ela REALMENTE faz Promotora de vendas, então este seria o melhor cenário. Do contrário, o CNAE correto mesmo é Representante de vendas.
Atenciosamente,
Joel Galdino | Contador
Atividade representação comercial
Oi pessoal, boa tarde! Feliz 2026.
Estou num impasse! Estou iniciando meu escritório agora. Procurando fazer tudo certinho.
Fui procurada por uma prima, que foi demitida para passar a emitir notas PJ. A pedido do dono da empresa. ( Essa parte não vem ao caso).
Ela passou a receber o salário, que agora está de acordo com algumas metas que ela deve atingir de vendas. Entendi que a atividade se trata de representação comercial.
Coloquei a atividade de representação como atividade principal, e no caso ela emite notas de serviço para receber o “salário” dela.
Mas agora, tem o CORE, que exige o pagamento da anuidade tanto da pessoa física, quanto da jurídica, sendo que ela nem é de fato uma “ representante comercial” profissional, só caiu nessa por conta do dono da empresa que está escapando dos vínculos trabalhistas. O valor da anuidade é salgado para quem só recebe salário e não é de fato um representante.
O que vocês acham? Devo alterar a atividade dela? Se sim, para qual?
Desde já agradeço a cooperação do grupo!
Att,
Patrícia
Respostas da Comunidade (1)
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.