Baixa de LTDA com sócio falecido

LP
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, pessoal! Preciso de uma ajuda, por favor.

Sou nova na contabilidade e estou com algumas dificuldades operacionais.

Estou com o seguinte caso: há duas empresas em MT (ambas suspensa) que possuem como sócio minoritário um falecido. Os herdeiros não querem reativar as empresas — querem apenas baixar/encerrar — e já existe inventariante nomeado por escritura pública.

Me informaram que o caminho seria DBE + processo na JUCEMAT, mas fiquei com dúvida no passo a passo:

• No DBE, quais eventos/atos devo selecionar exatamente para baixa/encerramento nessas condições (sócio falecido + inventariante)?

• Na JUCEMAT, qual ato e quais documentos normalmente são exigidos para evitar indeferimento?

Se alguém puder orientar o procedimento padrão e os pontos de atenção, eu agradeço muito!

1 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Luana

Para encerrar as empresas, o caminho normalmente é simples:

• Fazer o distrato social, informando que um dos sócios faleceu e que o inventariante representa o espólio dele. O distrato deve ser assinado pelos sócios e pelo inventariante.

• Gerar o DBE na Receita Federal com o evento 517 – Baixa da matriz (na maioria dos casos não precisa alterar o QSA antes).

• Protocolar na JUCEMAT o ato de Extinção/Distrato, anexando:

1. Distrato social assinado

2. DBE deferido

3. Certidão de óbito do sócio

4. Escritura de inventário ou documento que comprove o inventariante

5. Documentos dos assinantes

Depois que a Junta aprovar, o CNPJ é baixado. Mesmo que a empresa esteja suspensa ou tenha débitos, isso normalmente não impede o encerramento.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.