Baixa de LTDA há anos 7 sem atividade.

Natanael Oliveira Dos Santos
    🌱
    🌱 12 pts

Bom dia, pessoal! Preciso de uma ajuda, por favor. Estou começando agora no ramo de legalização, e estou com algumas dificuldades operacionais.

Estou com o seguinte caso: há uma empresa em Cuiabá MT sem movimentação há mais de 07 anos (Inapta) que possuem dois sócios . — querem apenas baixar/encerrar

Me informaram que o caminho seria consultar se há débitos no CNPJ + DBE + Distrato Social + processo na JUCEMAT, mas fiquei com dúvida no passo a passo:

• Na consulta de débitos em aberto, por onde consigo fazer a consulta e como emitir as certidões negativas necessárias?

• No DBE, quais eventos/atos devo selecionar exatamente para baixa/encerramento nessas condições?

• Na JUCEMAT, qual ato e quais documentos normalmente são exigidos para evitar indeferimento?

Se alguém puder orientar o procedimento padrão e os pontos de atenção, eu agradeço muito!

3 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Natanael

Para baixar uma empresa inapta há mais de 10 anos, o procedimento básico é verificar pendências, fazer o pedido de baixa no CNPJ e registrar o encerramento na Junta Comercial.

Primeiro, é recomendável consultar se existem débitos ou pendências. Isso pode ser feito no e-CAC da Receita Federal do Brasil, acessando a opção Situação Fiscal, onde aparecem débitos e omissões de declarações. Também é possível emitir a Certidão Negativa ou Positiva com Efeitos de Negativa da Receita e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, que mostram se há dívida ativa. Além disso, é recomendável verificar possíveis débitos estaduais na Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (ICMS) e municipais na prefeitura de Cuiabá (ISS e taxas). Mesmo que existam débitos, a empresa pode ser baixada; eles passam a ser cobrados dos sócios.