Baixa de LTDA há anos 7 sem atividade.

Natanael Oliveira Dos Santos
    🌱
    🌱 12 pts

Bom dia, pessoal! Preciso de uma ajuda, por favor. Estou começando agora no ramo de legalização, e estou com algumas dificuldades operacionais.

Estou com o seguinte caso: há uma empresa em Cuiabá MT sem movimentação há mais de 07 anos (Inapta) que possuem dois sócios . — querem apenas baixar/encerrar

Me informaram que o caminho seria consultar se há débitos no CNPJ + DBE + Distrato Social + processo na JUCEMAT, mas fiquei com dúvida no passo a passo:

• Na consulta de débitos em aberto, por onde consigo fazer a consulta e como emitir as certidões negativas necessárias?

• No DBE, quais eventos/atos devo selecionar exatamente para baixa/encerramento nessas condições?

• Na JUCEMAT, qual ato e quais documentos normalmente são exigidos para evitar indeferimento?

Se alguém puder orientar o procedimento padrão e os pontos de atenção, eu agradeço muito!

3 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Natanael

Para baixar uma empresa inapta há mais de 10 anos, o procedimento básico é verificar pendências, fazer o pedido de baixa no CNPJ e registrar o encerramento na Junta Comercial.

Primeiro, é recomendável consultar se existem débitos ou pendências. Isso pode ser feito no e-CAC da Receita Federal do Brasil, acessando a opção Situação Fiscal, onde aparecem débitos e omissões de declarações. Também é possível emitir a Certidão Negativa ou Positiva com Efeitos de Negativa da Receita e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, que mostram se há dívida ativa. Além disso, é recomendável verificar possíveis débitos estaduais na Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (ICMS) e municipais na prefeitura de Cuiabá (ISS e taxas). Mesmo que existam débitos, a empresa pode ser baixada; eles passam a ser cobrados dos sócios.

Depois, deve ser feito o DBE de baixa do CNPJ no sistema Redesim, utilizando o evento – Baixa de Empresa. A data informada no DBE deve ser a mesma data do distrato social. Após transmitir o pedido, o sistema gera o DBE para assinatura (normalmente via conta gov.br ou certificado digital).

Em seguida, é necessário elaborar o distrato social, que é o documento em que os sócios declaram o encerramento da empresa. Esse documento deve identificar os sócios, declarar a dissolução da sociedade, indicar quem ficará responsável pela guarda dos livros e registrar a data de encerramento.

Com o DBE e o distrato prontos, deve ser aberto o processo de extinção da empresa na Junta Comercial do Estado de Mato Grosso, normalmente com o ato de extinção da sociedade. No processo geralmente são anexados: distrato social assinado, DBE ou protocolo do DBE, documentos dos sócios, capa do processo e pagamento da taxa da Junta. Após o deferimento pela Junta Comercial, a baixa do CNPJ costuma ocorrer automaticamente pela integração com a Receita Federal.

Espero ter ajudado.

Natanael Oliveira Dos Santos
    🌱
    🌱 12 pts

Consultei as pendencias e foram solicitadas as declarações não transmitidas.
    Desde a abertura da empresa (2021), nenhuma declaração foi enviada.

- Gostaria de saber ainda se é preciso preencher mês a mês para o envio da DCTFWeb.
    - E se deverá ser preenchido o MIT; e-Social e ECF todos zerados, visto que a sócia afirmou que não houve movimento algum, nem contratação.

MF
    🌱
    🌱 4 pts

@Natanael Oliveira Dos Santos @Natanael Oliveira Dos Santos Em relação DCTFWeb: se realmente nunca houve empregados, pró-labore ou retenções previdenciárias, não precisa enviar mensalmente, porque ela é gerada a partir das informações do eSocial ou da EFD-Reinf. Nesse caso, é enviado o evento S-1000 (cadastro do empregador) e depois o S-1299 (fechamento sem movimento) para indicar que a empresa não teve fatos geradores. Não é necessário preencher mês a mês.

Sobre o MIT dentro da DCTFWeb, ele só é utilizado quando existe tributo a declarar manualmente. Se não houve fatos geradores, não há necessidade de preencher MIT.

A ECF deve ser entregue uma por ano, mesmo sem movimento, marcada como empresa inativa ou sem operações, dependendo do caso.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.