Baixa do CNPJ de uma LTDA

Natanael Oliveira Dos Santos
    🌱
    🌱 12 pts

Olá pessoal! 👋

Tenho uma dúvida sobre um caso específico de baixa de CNPJ que gostaria de esclarecer com vocês.

Situação: Uma empresa LTDA está solicitando a baixa do CNPJ, mas apresenta a seguinte situação:

Certidão Negativa de Débito (CND) - Foi emitida recentemente

4 DCTFWeb em atraso - Foram entregues, mas fora do prazo MAED gerada - Multa por Atraso na Entrega de Declaração. Débito com exigibilidade suspensa (SIEF) - Acredito que estão suspensa em razão de estar dentro do prazo para pagar as multas.

Minhas dúvidas:

1. A emissão da CND constando (SIEF) garante que posso proceder com a baixa do CNPJ sem preocupações com essas multas?

2. As multas (MAED) precisam ser quitadas antes da baixa, ou a CND já resolve essa questão?

3. Se houver decisão desfavorável no futuro (fim do SIEF), a empresa ainda poderá ser cobrada mesmo após a baixa do CNPJ?

4. Qual é o procedimento correto para garantir

que a baixa seja feita sem problemas futuros?

Agradeço antecipadamente pela ajuda! 🙏

1 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Natanael

Se a empresa conseguiu emitir CND mesmo com as multas (MAED), isso significa que os débitos estão com exigibilidade suspensa, então a baixa do CNPJ pode ser feita sem impedimento no momento. Porém, essas multas não deixam de existir, elas apenas não estão sendo cobradas agora.

Ou seja, não é obrigatório pagar antes da baixa, mas existe risco futuro, porque se essa suspensão acabar (por exemplo, após o prazo), a dívida pode ser cobrada normalmente, inclusive dos sócios.

Portanto, o caminho mais seguro é avaliar o valor das multas, orientar formalmente o cliente sobre esse risco e decidir estrategicamente se vale a pena quitar antes ou seguir com a baixa assumindo essa possível cobrança futura.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.