CNAE Atrelado ao Conselho de Administração - CRA

SN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, boa tarde!

Vocês já passaram por alguma situação de CNAE atrelado ao Conselho de Administração - CRA?

Sabe se é obrigatório o registro, pois tenho um cliente Simples Nacional que está recebendo mensagens do CRA para fazer cursos e a empresária está com receio, pois um dos CNAES está configurado como consultoria, e é a atividade fim dela.

Seria o CNAE abaixo:

Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica – CNAE: 7020-4/00;

Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente – CNAE 7490-1/99;

Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários – CNAE 7490-1/04;

Serviços combinados de escritório e apoio administrativo -CNAE 8211-3/00.

Agradeço se alguém puder ajudar.

4 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Sabrina

O CRA só exige registro das empresas que realmente trabalham com atividades típicas de Administração, como gestão empresarial, planejamento, organização, consultoria administrativa etc.

O problema é que alguns CNAEs de consultoria, como o 7020-4/00 (consultoria em gestão empresarial), são entendidos pelo CRA como relacionados à profissão de administrador. Por isso, quando uma empresa tem esse CNAE, o CRA costuma mandar mensagens, convites ou notificações.

O CRA pode mandar notificações porque o CNAE da empresa está ligado a consultoria em gestão.

Por isso, como é atividade Fim e está ligado a área de Administração, a empresa é obrigada a se regularizar no CRA.

Espero ter ajudado.

SN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Mariane, boa noite!

Agradeço pelo esclarecimento.
    Tenho mais uma dúvida, caso possa me ajudar: sou a contadora responsável pela empresa e também possuo formação em Administração, porém meu registro ativo é no CRC. Nesse caso, posso assinar como responsável técnica utilizando meu registro no CRC e realizar apenas o cadastro da empresa da minha cliente?

Obrigada!!

MF
    🌱
    🌱 4 pts

@Sabrina De Moura Neves Não. Mesmo você sendo formada em Administração, o CRA só aceita responsável técnico que possua registro ativo no CRA, não no CRC. Eles são conselhos distintos, cada um com regulamento próprio.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.