COMO BAIXAR EMPRESA INAPTA

TO
    🌱
    🌱 0 pts

Ola, gostaria de saber o passo a passo de como baixar meu CNPJ que esta inapto, ele existe a 21 anos😅, porem não utilizava nunca fiz nenhuma declaração, agora sei que preciso baixar porem não atuo na contabilidade, ja vi varios videos, mas não mostra como fazer apenas fala as condições, consigo fazer isto sozinha mesmo não tendo nenhum conhecimento contabil? Outro ponto vou iniciar meu negocio no BPO e vou precisar abrir outro CNPJ, a duvida é a mesma, consigo eu mesmo abrir ou vou precisar de um profissional?

2 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Tatiane

Seu CNPJ está inapto há 21 anos porque nunca foram entregues as declarações obrigatórias. Mesmo sem movimentação, a empresa deveria ter enviado obrigações como DCTF, declarações anuais e, dependendo do caso, outras obrigações acessórias. Isso gera multas automáticas por omissão, que podem ter se acumulado ao longo dos anos.

Para conseguir baixar esse CNPJ, o caminho é: primeiro consultar a situação no site da Receita Federal e no e-CAC para verificar todas as pendências; depois entregar as declarações em atraso; em seguida regularizar ou parcelar as multas e possíveis débitos; e somente após isso solicitar a baixa formal por meio de DBE e, se for o caso, distrato na Junta Comercial. Tecnicamente você até poderia tentar fazer sozinha, mas considerando que são 21 anos de omissões, há risco de erros, multas maiores ou até cobrança futura. O mais seguro é contratar um contador apenas para fazer o levantamento, regularizar e encerrar corretamente.

Sobre abrir um novo CNPJ para atuar com BPO, também é possível fazer sozinha, mas não é o ideal. A escolha errada de CNAE ou regime tributário pode fazer você pagar mais imposto do que deveria ou ter problemas com enquadramento no Simples Nacional. Além disso, a partir de 2026 começa a fase operacional da Reforma Tributária (com transição para CBS e IBS), o que impactará a tributação de serviços e a precificação. Abrir já com planejamento evita retrabalho e aumento de carga tributária no futuro.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.