Construção Civil - Empreitada total (retenção de INSS na nota)

JN
    🌱
    🌱 0 pts
    Boa tarde! Espero que vocês possam me ajudar com uma dúvida.

Atualmente trabalho em uma construtora que realiza empreitada global (mão de obra + materiais).

Atualmente estamos em discussão com um cliente que não quer reter o INSS destacado na nota por entender que não é devido, por nós sermos o único responsável pela obra conforme o CNO emitido.

Gostaria do entendimento de vocês sobre o assunto, se devo ou não destacar a retenção de 11% na nota.

Obs: nos fazemos o recolhimento do INSS na folha dos profissionais alocados na obra
    4 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá, tudo bem?

Jonas, complementando a resposta da Rosangela:

A IN RFB 2.110/2022, em seu art. 114, inciso II, estabelece que não se aplica a retenção de 11% na cessão de mão de obra ou empreitada quando se tratar de empreitada total, conforme definição do art. 7º, inciso III, da IN RFB 2.021/2021.

De acordo com o art. 7º, inciso III, considera-se empreitada total o contrato celebrado entre o proprietário do imóvel, dono da obra, incorporador ou condômino e empresa exclusivamente construtora, que assume a responsabilidade direta pela execução de todos os serviços necessários à realização da obra, compreendendo todos os projetos a ela inerentes, com ou sem fornecimento de materiais.

Nessa hipótese, entendo que não há retenção de 11% na nota fiscal, pois a responsabilidade previdenciária permanece com a própria construtora, que já realiza o recolhimento sobre a folha de pagamento dos empregados alocados na obra.

Fundamentação:

• Lei nº 8.212/91, art. 30, VI

• Decreto nº 3.048/1999, art. 220, § 1º

• IN RFB nº 2.110/2022, art. 114, II

Espero ter ajudado.

JN
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes Boa noite !

Sim eu cheguei a essa mesma conclusão e estou ajustando internamente, aqui na empresa sempre emitiram nota com destaque do INSS, no famoso "automático" mas a maioria das obras se enquadra como Empreitada Total.

Estou ajustando o processo para os novos clientes, e ajustei os clientes que reclamaram da retenção.

Mas muito obrigado pelo retorno !. Sempre bom fazer essa troca de conhecimento.

Abs.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.