Olá!
Todos nós estamos sujeitos à qualquer problema futuro.
Faço uma consulta e ver se você pode fazer um aditivo contratual
Contrato Social
Boa tarde!
No ano passado fiz alterações de empresas transformação de empresário individual para LTDA, mas não coloquei meus dados como contador, as alterações foram deferidas pela Junta Comercial, porém nos documentos só constam como responsáveis pela pessoa jurídica o próprio sócio, isso pode causar problemas futuros?
Respostas da Comunidade (3)
Olá Viviane
O fato de você ter feito alterações de transformação de empresário individual para LTDA e não ter colocado seus dados como contador nos atos não costuma gerar problema automático, principalmente porque os processos foram deferidos pela Junta Comercial. Em muitos casos, o contrato social realmente traz apenas os dados do sócio ou administrador da empresa, enquanto o contador aparece apenas em cadastros fiscais, procurações eletrônicas ou obrigações acessórias posteriores.
A responsabilidade principal do ato societário continua sendo dos signatários e do responsável legal da empresa. O cuidado maior é verificar se depois da transformação houve regularização do responsável contábil na Receita Federal, prefeitura, estado, e-CAC e demais sistemas, para evitar dificuldades operacionais futuras.
O risco para você normalmente só existiria em casos de fraude, informação incorreta, uso indevido de certificado digital ou atuação sem autorização do cliente. Fora dessas situações, o simples fato de seu nome não constar na alteração societária não invalida o processo nem costuma trazer consequências relevantes.
Espero ter ajudado.
@Mariane Fontoura boa tarde, se eu tiver a procuração no e-cac já é suficiente? Seria necessário fazer um DBE com minhas informações? Pois todo trabalho que faço, faço com o certificado digital do cliente.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.