Desenquadramento

DF
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!

Estou com uma situação de um cliente que abriu o MEI em 11/24, porém emitiu o equivalente a R$ 45 mil em notas entre 11 e 12/24. Ele fez a declaração anual com R$ 13 mil e seguiu a vida emitindo notas no MEI nos meses seguintes. Agora chegou a surpresa: uma cartinha da Receita dizendo que ele foi desenquadrado por excesso de faturamento.

Minha dúvida é: Tem que fazer o retroativo desde 11/24 ou posso fazer somente de 01/25 até agora? E a apuração dessas notas, pelo fato de terem sido emitidas no portal do MEI, interfere na hora de gerar o PGDAS ou não?

Entendo que vou ter que fazer retroativo, tirando pró-labore dele certinho e fazendo o PGDAS desse faturamento mensal. Outra coisa: o DAS do MEI que foi pago — tem como restituir ou abater nesse PGDAS também? Ou vai ser perdido?

Posso pedir a volta da empresa para o MEI em 2025 ou somente em 2026?

Foi uma situação em que o cliente não tem mais o mesmo faturamento e vai ficar dentro do limite do MEI.

1 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Dayani

Como o limite anual foi ultrapassado em mais de 20%, a Receita entende que ele não poderia ter sido MEI em 2024, por isso, o desenquadramento é retroativo a data de abertura.

Mesmo as notas emitidas pelo Portal do MEI entram normalmente no PGDAS como receita do Simples Nacional. O DAS-MEI pago não gera crédito, mas pode ser solicitado a restituição.

É obrigatório refazer o ano de 2024 inteiro como ME. Isso inclui:

• apuração mensal no PGDAS

• cálculo dos impostos devidos pelo Simples

• pró-labore e folha regularizados.

Não é possível voltar ao MEI em 2025. Após desenquadramento por excesso, o CNPJ não retorna ao MEI. A única forma seria encerrar o CNPJ e abrir outro dentro das regras e somente em 2026.

E só reforçando, estamos orientando os alunos quanto a 2ª regra da comunidade, pedimos sempre que cada postagem traga apenas uma dúvida por vez, assim conseguimos responder com mais agilidade e profundidade no tema.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.