Desenquadramento do mei por ato administrativo e exclusão do simples nacional

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Bosa noite galera tudo bem? poderia me ajudar com uma duvida, estou com uma empresa que era Mei, porem ela foi desenquadrarda por ato administrativo e excluida do simples em 31/12/2024, minha dúvida é o seguinte ela não teve faturamento em 2025 pelo que entendi em 2025 ela ja passa a ser do lucro presumido, porem o cliente quer voltar a ser MEI em 2027 o certo seria regularizar na jucesp como quer voltar a ser Mei precisa fazer essa regularização na junta comercail ou só regularizo as pendencia de decalração 2025 e 2026 e solicito o mei novamente em 2027?

1 respostas14 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Michelle

Se a empresa foi desenquadrada do MEI e excluída do Simples Nacional com efeitos em 31/12/2024, ela passou a ser tributada pelo regime normal a partir de 01/01/2025, normalmente Lucro Presumido, caso não tenha feito nova opção pelo Simples Nacional. Mesmo sem faturamento em 2025 e 2026, a empresa continua obrigada a cumprir as obrigações acessórias correspondentes e manter sua situação cadastral regular. Para voltar a ser MEI em 2027, o primeiro passo é regularizar todas as pendências, incluindo declarações não entregues, débitos fiscais e eventuais inconsistências cadastrais. Quanto à JUCESP, se a empresa continua registrada como Empresário Individual e não houve alteração da natureza jurídica, em regra não é necessário fazer uma alteração específica apenas para retornar ao MEI; bastará atender aos requisitos legais do SIMEI no momento da solicitação. Contudo, se o motivo que gerou o desenquadramento ainda existir (como atividade não permitida, excesso de receita, participação em outra empresa ou outro impedimento legal), o reenquadramento não será aceito. Portanto, a prioridade agora é regularizar os exercícios de 2025 e 2026 e, no início de 2027, verificar se todos os requisitos para opção pelo SIMEI estão sendo atendidos.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.