Desenquadramento MEI e exclusão do Simples Nacional

LS
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, Prezados,

Estou com uma dúvida em relação a regularização da situação desse cliente. Ele foi desenquadrado do MEI para o Simples no ano de 2025 por falta de pagamento dos DAS. E em 2026 foi excluído do Simples. A dívida referente ao MEI foi para a dívida ativa. Porém o ano de 2025 ele estava no Simples Nacional. Ele quer baixar a empresa. Seria melhor eu baixar primeiro e ver as dívidas e PGDAS posteriormente. Ou seria melhor ver as dívidas e regularização primeiro e somente por último a baixa? No mês 10 de 2025 ele ainda emitiu NF como MEI, porém age se encontra inapto. Poderiam me ajudar pfv?

1 respostas14 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Luiz Guilherme, tudo bem?

O ideal é primeiro consultar a data exata do desenquadramento do MEI e da exclusão do Simples, depois levantar as pendências (PGDAS-D, DEFIS, DAS e dívida ativa) e verificar a nota emitida em 10/2025, já que se ele não era mais MEI nessa data pode precisar ajuste. Após identificar e transmitir o que estiver pendente, o mais seguro é solicitar a baixa da empresa. Os débitos não impedem necessariamente a baixa, mas continuam vinculados ao CNPJ/CPF e podem ser regularizados depois.

Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.