Dúvida sobre empresa excluída do MEI/Simples, novo enquadramento e regularização fiscal

GG
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia a todos,

Estou com uma situação envolvendo uma cliente e gostaria da opinião de vocês.

Ela era MEI até 31/12/2025, porém foi excluída do MEI e desenquadrada do Simples Nacional por pendências fiscais. Atualmente a empresa continua ativa e, pelo que verifiquei, está em regime normal (Provavelmente Lucro Presumido).

Ao analisar o CNPJ, identifiquei as seguintes pendências:

• Dívida ativa;

• DAS de 2025 em atraso;

• Omissão de DCTFWeb de janeiro a março/2026.

Além disso, inicialmente ela atuava apenas com vendas, mas neste ano passou a exercer atividades relacionadas a:

• atriz;

• produção;

• divulgação/publicidade.

Minhas dúvidas são:

• Qual seria a melhor forma de conduzir essa empresa agora?

• O correto seria manter como ME em regime normal/Lucro Presumido durante 2026 e tentar nova opção pelo Simples em janeiro/2027?

Se alguém já passou por uma situação semelhante e puder compartilhar como conduziu, agradeço muito.

3 respostas18 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Gabriele;
    É bem comum acontecer. A solução depende da necessidade do seu cliente, geralmente baixar e abrir um novo CNPJ costuma ser uma melhor opção do que manter, principalmente em SP. Mas é preciso analisar os custos e apresentar ao seu cliente, ele que precisa decidir.
    Espero ter ajudado

MN
    🌱
    🌱 0 pts

estou com essa mesma situação, pois acredito que se ficar no regime noraml lucro presumido precisa relugarizar na junta comercial poderia me informar com você resolveu?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.