Duvidas sobre Licitações

JJ
    🌱

Boa tarde,

Podem me ajudar a esclarecer uma duvida sobre licitações em que sao prestadores de serviço?

A duvida é quando os órgãos publicos solicita uma Licitação de prestação de serviço eles solicitam alguns documentos com respeito a comprovação de dados trabalhistas das empresas que ganhou a licitação. Veja o exemplo:

Sou do estado da BA e a prestação de serviço é em SP, tenho pessoas que trabalham para me executando os serviços, porem nao segue o regime CLT eles são também prestadores de serviço(terceirizados pela minha empresa), sem eu ter esse vinculo CLT com esse terceiro, é possível ele executar o serviço ganhado da licitação para minha empresa em SP? Sendo minha empresa que conseguiu ganhar a licitação?

Resumindo: para executar os serviços precisa que a pessoa esteja no regime CLT pela minha empresa ou não?

1 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá José

Quando uma empresa vence uma licitação, ela é a responsável direta perante o órgão público contratante. Isso significa que a execução deve ser feita pela empresa contratada, que responde técnica e juridicamente pelo serviço. A empresa pode subcontratar parte dos serviços, desde que o edital ou o contrato permita.

Não existe exigência legal de que os executores do serviço sejam empregados CLT da empresa vencedora. O que importa é que a empresa contratada cumpra as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais previstas no edital e no contrato e que o serviço seja executado conforme o objeto contratado e sob responsabilidade da empresa licitante.

Assim, você pode utilizar prestadores de serviço autônomos ou empresas terceirizadas.

Se a sua empresa da Bahia ganhou licitação em São Paulo pode designar prestadores de serviço autônomos ou terceirizados para executar o trabalho em SP. Não é obrigatório vínculo CLT, desde que haja contrato formal de prestação de serviços, além disso deve manter toda a documentação: contratos, notas fiscais, comprovantes de recolhimento, etc… disponível para eventuais auditorias do órgão público.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.