E-CNPJ

CS
    🌱
    🌱 0 pts

Constitui, recentemente (em março/26), o meu primeiro CNPJ, para uma cliente que está iniciando a carreira médica.

Atualmente, temos emitido uma NF por mês (para a clínica que a paga por PJ), tenho feito a DAS, pró-labore (DCTF) e recolhido o INSS sobre um salário mínimo.

Neste final de semana ela recebeu via correios a cobrança da TFLF da Prefeitura de BH, o que me pegou de surpresa. Tentei consultar um portal da PBH em que eu pudesse me antecipar a esse tipo de taxas, e nessa busca, achei o DECORT BH.

Porém, para acesso, ele exige certificado digital. Pergunto a vocês, nobres colegas:

• O e-cnpj é obrigatório para mais alguma rotina de uma empresa deste tipo (Simples Nacional, apenas uma sócia - ela mesma, sem funcionários)?

• Vocês têm alguma recomendação de E-CNPJ?

Ela já tem a conta PJ no banco Inter.

Muito obrigado!!

2 respostas12 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Caue

No caso da sua cliente, o e-CNPJ não é exatamente obrigatório hoje para as rotinas básicas, porque muita coisa ainda consegue ser feita via GOV.BR, PGDAS, emissão de NFS-e e DCTFWeb simplificada. Porém, na prática, ele acaba sendo muito útil e necessário, principalmente em BH, onde sistemas como o DECORT exigem certificado digital para acesso a comunicações, taxas e notificações da prefeitura.

Então, mesmo não sendo uma exigência imediata para esse perfil, eu recomendaria fazer sim, porque facilita bastante o acesso ao e-CAC, procurações eletrônicas, prefeitura, parcelamentos e futuras obrigações, além de evitar dor de cabeça quando a empresa crescer ou tiver funcionário.

Para esse tipo de empresa, o melhor custo-benefício costuma ser o e-CNPJ A1 (arquivo digital, validade de 1 ano), que é mais prático para escritório contábil e integração com sistemas; eu evitaria A3/token porque complica a operação sem trazer vantagem real.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.