Empresa com pendências no município e estado quer se enquadrar no SN - I.E. inapta Cassada por inatividade presumida

ES
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, caros colegas.
    Espero que estejam todos bem!

Preciso de muita ajuda. Estou com um caso de uma empresa, estabelecida no Estado de São Paulo, o CNPJ estava Inapto desde 2020 por omissão na entrega de declarações, como não havia movimentação, realizei as entregas solicitadas no relatório fiscal do e-cac, no dia seguinte o CNPJ ativou, porém ao solicitar enquadramento no Simples, constam pendências no município e estado, no município consegui consultar e já orientei o cliente sobre os débitos, porém em relação as pendências no estado estou um pouco perdida sobre quais procedimentos realizar, aonde procurar e se é possível realizar tudo em uma semana, visto que o prazo é até o dia 31/01/2026.

No Estado a única informação que consegui é que está com a inscrição estadual inapta por inatividade presumida desde o dia 31/12/2017. (A empresa foi constituída em 2016). Segundo o cliente ele só realiza emissão de nota fiscal de serviços. O que fazer nessa situação? No chat do Sefaz me orientaram a reativar a I.E. porém apareceu a informação abaixo. Se o cliente não vai usar tem como dar baixa? Quais procedimentos devo tentar?

Obs: não estou como contadora responsável da empresa, e o cliente não possui certificado digital.

Agradeço desde já se puderem me auxiliar.

1 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá, Elisangela! Tudo bem?

Nessas situações, o mais recomendado é seguir as orientações fornecidas pela própria SEFAZ.

No link abaixo você encontra respostas e instruções sobre como proceder em diversos casos:

https://portal.fazenda.sp.gov.br/Paginas/perguntas-frequentes.aspx

Lá, por exemplo, há esclarecimentos sobre dúvidas relacionadas ao certificado digital, entre outras.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.