EMPRESA DE TURISMO

GS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá! Tudo bem?

Sou uma contadora iniciante e peguei um caso atual de uma pessoa que quer abrir uma empresa de Turismo, o que estou mais em dúvida nesse processo (por se tratar de uma empresa voltada para esse ramo e nunca ter atuado com ele antes) é quais são as taxas gerais que uma empresa de Turismo precisa pagar - tanto na sua abertura, quanto no restante do período de vida da empresa.

Poderiam me ajudar?

Obrigada! Uma ótima semana!

2 respostas13 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Gabriela, tudo bem?

Na prática, uma empresa de turismo não possui uma tributação muito diferente de outras empresas de prestação de serviços. O principal é definir corretamente a atividade que será exercida (agência de turismo, operadora de turismo, transporte turístico, organização de eventos etc.), pois isso impacta o CNAE, o enquadramento tributário e algumas obrigações específicas.

Na abertura, normalmente haverá os custos de registro na Junta Comercial, certificado digital (quando necessário), alvarás e licenças exigidos pelo município. Além disso, dependendo da atividade, pode ser necessário o cadastro no Cadastur, do Ministério do Turismo.

Durante a operação, a empresa recolherá os tributos conforme o regime tributário escolhido (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real), além de cumprir as obrigações acessórias e, se possuir funcionários, as obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Minha sugestão é identificar primeiro qual será exatamente a atividade da empresa e o faturamento previsto. Com essas informações, fica mais fácil definir o melhor enquadramento e levantar todas as obrigações e custos envolvidos.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.