Excluído do MEI e do SN

HS
    🌱
    🌱 0 pts

o MEI foi desenquadrado e depois excluído do simples. Emiti o relatório fiscal e já fiz o parcelamento de 2024 e da divida que estava na procuradoria. O efeito da exclusão do simples era pra 01/01/2025. Eu tenho que enquadrá-lo no lucro presumido? Quais procedimento tenho que fazer para regularizar a situação dele? Tem algum conteúdo que possa me auxiliar? Ele não emitiu nenhuma nota em 2025.

RelatorioSituacaoFiscalt.pdf
    1 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Helen

Enquanto o efeito da exclusão do Simples Nacional não se concretizou, ou seja, até 31/12/2024, a empresa permaneceu como optante do Simples, mesmo que desenquadrada do MEI. Portanto, até o final de 2024, Continuou obrigada às obrigações acessórias e tributações do Simples Nacional, como PGDAS-D e DEFIS, conforme o anexo aplicável à atividade. O parcelamento foi corretamente feito e mantém a regularidade fiscal.

Como a exclusão teve efeito a partir de 01/01/2025, a empresa precisa obrigatoriamente adotar um novo regime tributário, sendo as opções:

• Lucro Presumido (mais comum e simplificado);

• Lucro Real (obrigatório em casos específicos, não é o caso típico de ex-MEI.

• Como o empresário não emitiu nenhuma nota em 2025, você pode fazer o enquadramento no Lucro Presumido sem necessidade de recolher tributos até que haja efetiva movimentação.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.