Exigência Jucesp SP

ES
    🌱
    🌱 5 pts

Professores boa noite, eu fiz uma alteração no contrato social de uma empresa, diminuindo o capital social conforme a imagem abaixo:

Porém a Jucesp/SP enviou essa exigência:
    “Constar os motivos da redução do capital social, nos termos da IN 81 do DREI, anexo IV”
    Então eu pergunto, o que fiz errado?
    E como devo corrigir esse contrato social?
    Fico no aguardo da ajuda de vocês, muito obrigado.

6 respostas14 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Edson

O problema não foi a redução do capital em si. O erro foi que a cláusula de alteração não justificou o motivo da redução do capital social, e isso é exigido pela IN DREI nº 81/2020 – Anexo IV. Na prática, a JUCESP quer saber:

• por que o capital está sendo reduzido;

• se a redução ocorre porque: o capital é excessivo em relação ao objeto social; ou houve perdas irreparáveis.

Espero ter ajudado.

ES
    🌱
    🌱 5 pts

Bom dia, Mariane.

Você pode me mostrar um exemplo de como corrigir isso, no curso de abertura, alteração e baixa de uma empresa do simples nacional via VRE não tem essa explicação detalhada?

Agradeço desde já o retorno.

MF
    🌱
    🌱 4 pts

@Edson Fonseca Silva Exemplo:

CLÁUSULA SEGUNDA – DA REDUÇÃO DO CAPITAL SOCIAL

Nos termos do art. 1.082, inciso II, do Código Civil e da Instrução Normativa DREI nº 81/2020, o sócio resolve reduzir o capital social da sociedade, por considerá-lo excessivo em relação ao objeto e às atividades atualmente exercidas pela empresa.

Dessa forma, o capital social, que era de R$ 10.000,00 (dez mil reais), passa a ser de R$ 1.000,00 (um mil reais), mediante redução de R$ 9.000,00 (nove mil reais), dividido em 1.000 (mil) quotas no valor nominal de R$ 1,00 (um real) cada uma, totalmente subscritas e integralizadas em moeda corrente nacional.

Parágrafo Único. Em razão da redução ora deliberada, o capital social da sociedade passa a ter a seguinte composição:

ES
    🌱
    🌱 5 pts

Professora Mariane, boa tarde.

Muito obrigado pela ajuda, processo deferido.

Um abraço.

ES
    🌱
    🌱 5 pts

Mariane, isso eu entendi, eu quero saber onde coloco essa informação.

ES
    🌱
    🌱 5 pts

Bom dia, Mariane, muito obrigado pelo exemplo.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.