Formalização de sociedade

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Boa tarde!

Professores, fiquei com uma dúvida sobre uma situação envolvendo sociedade em fase de constituição.

Não consegui achar alguma aula a respeito, sou contadora iniciante, não tenho muitas experiências.

Estou com um caso que existe interesse entre duas partes em iniciar um negócio. Uma das partes afirma que já realizou investimentos iniciais, desenvolveu a marca e estruturou parte do projeto. Por isso, ela está cobrando o valor de R$ 5.500,00 para que a outra pessoa passe a integrar o negócio.

Além desse valor inicial, a pessoa interessada em entrar na sociedade também teria que realizar investimentos futuros no empreendimento e ficaria com 40% de participação.

Porém, atualmente ainda não existe CNPJ e a empresa está apenas em fase de constituição, sem contrato social formalizado.

Minha dúvida é: juridicamente, como esses R$ 5.500,00 poderiam ser formalizados para dar segurança à pessoa que está entrando no negócio?

Existe algum instrumento adequado, como contrato de cessão de direitos, promessa de sociedade futura ou outro documento, que possa assegurar que:

• o valor pago fique comprovado;

• a futura participação de 40% seja garantida;

• haja proteção caso a sociedade não venha a ser constituída;

• ou até previsão de devolução do valor em determinadas situações?

Também gostaria de entender como normalmente se trata essa questão quando ainda não existe pessoa jurídica formalmente constituída.

Obrigada pela atenção.

2 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Thamires