MEI inapta

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Professores, boa tarde!
    Estou iniciando na contabilidade e estou com uma dúvida em relação a MEI.

Fiz todas as consultas e o MEI encontra-se inapto, porém ainda não houve desenquadramento. Existem débitos acumulados há cerca de 5 anos e orientei que a própria pessoa precisará regularizar essas pendências.

A questão é que ela me procurou porque deseja encerrar esse MEI para abrir um novo CNPJ no ramo do comércio, agora com sociedade. Expliquei que não é possível ter sócio sendo MEI, então seria necessária outra natureza jurídica.

Minha dúvida é:
    Caso ela faça o encerramento do MEI e o parcelamento desses débitos, ainda assim pode existir algum impedimento para abertura dessa nova empresa no Simples Nacional?
    Essas pendências do antigo MEI podem interferir na constituição da nova empresa e no enquadramento no Simples?

A pessoa não tem interesse em manter esse CNPJ.

Queria entender qual seria a orientação mais adequada nesse cenário.

Quanto cobrar por esse serviço de regularização e encerramento?

Obrigada!

2 respostas12 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Thamires

O MEI inapto com débitos não impede automaticamente a abertura de uma nova empresa no Simples Nacional, mesmo que a pessoa queira entrar como sócia em uma LTDA ou outra natureza jurídica. O principal ponto é que o MEI não pode permanecer ativo caso ela participe de outra empresa, então o ideal é realmente fazer a baixa.

A inaptidão normalmente ocorre por omissão de DASN-SIMEI e falta de regularização fiscal, mas isso não cancela os débitos, que continuam vinculados ao CPF do titular mesmo após o encerramento do CNPJ. Na prática, o mais seguro é primeiro transmitir as declarações em atraso, levantar todos os débitos, verificar se já existem inscrições em dívida ativa e, em seguida, fazer o parcelamento. Com o parcelamento ativo, a exigibilidade do débito fica suspensa, reduzindo bastante o risco de indeferimento da opção pelo Simples Nacional da nova empresa.

Depois disso, pode ser feita a baixa do MEI e a abertura da nova empresa normalmente. Portanto, a orientação correta é regularizar minimamente, parcelar os débitos, encerrar o MEI e então constituir a nova empresa.

Quanto à cobrança, muitos escritórios trabalham entre R$ 300 e R$ 800 para regularização e baixa simples do MEI, podendo aumentar se houver PGFN, várias declarações atrasadas ou parcelamentos mais complexos. Já a abertura da nova empresa costuma ficar entre R$ 900 e R$ 1.700, dependendo da região e do escopo do serviço.

Espero ter ajudado.

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura Ok eu imaginei isso mesmo! Obrigada pela ajuda vou orientar desta forma.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.