MEI x ME : Manutenção ou Criação???

DG
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, pessoal.

Minha cliente trabalha como terapeuta, porém, ela iniciou sua empresa como MEI e possui algumas pendências no DAS. O que é melhor antes de abrir uma ME???

I) PARCELAR os dé débitos nos MEI, realizar a sua BAIXA e FAZER A TRANSFERÊNCIA DIRETA para ME ou

II) Depois da BAIXA do MEI, abrir um NOVO CNPJ, mas como ME

Desde já, muito obrigado e fiquem com Deus!!🙂🙏👍

1 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Djalma, tudo bem?

Não é obrigatório dar baixa no MEI para abrir uma ME, pois é possível fazer a transformação do MEI em Microempresa, mantendo o mesmo CNPJ. Para isso, é necessário realizar o desenquadramento do MEI no Portal do Simples Nacional e depois fazer a alteração cadastral na Junta Comercial, passando a empresa para a natureza jurídica de empresário ou sociedade empresária, conforme o caso. Dessa forma, a empresa continua com o mesmo CNPJ, apenas mudando o enquadramento.

Mas, caso não queira fazer a transformação, aí sim, o mais recomendado é regularizar os débitos do MEI antes de fazer qualquer procedimento, realizando o parcelamento do DAS em aberto. Mesmo que seja feita a baixa do MEI, os débitos não deixam de existir, pois permanecem vinculados ao CPF do titular e podem ser posteriormente inscritos em dívida ativa pela Receita Federal do Brasil ou pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Por isso, o ideal é parcelar os débitos, organizar a situação fiscal e depois seguir com a nova abertura da empresa.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.