morte de empresario

MA
    🌱
    🌱 0 pts

empresario era MEI, foi desenquadrado e passou a ser ME, veio a falecer, como fazer o encerramento dessa empresa?

1 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Marlene

Quando o empresário individual (que era MEI e foi desenquadrado para ME) falece, a empresa não é baixada automaticamente, passando a integrar o espólio e sendo representada pelo inventariante. Caso os herdeiros não tenham interesse em continuar a atividade, o encerramento deve seguir alguns passos:

• primeiro, levantar e regularizar a situação fiscal da empresa, incluindo entrega de todas as obrigações acessórias (como PGDAS-D, DEFIS, DCTF/DCTFWeb, eSocial, se houver) e verificação de débitos;

• em seguida, registrar na Junta Comercial o ato de extinção por falecimento do titular, assinado pelo inventariante e acompanhado da certidão de óbito e demais documentos exigidos; depois, realizar a baixa do CNPJ por meio do DBE (evento 517 – baixa por falecimento);

• e, por fim, providenciar a baixa nas inscrições estaduais e municipais, se houver.

Mesmo que existam débitos, a baixa pode ser efetuada, mas eles serão transferidos ao espólio, respeitando o limite do patrimônio herdado. É essencial lembrar que, após o desenquadramento do MEI, a empresa passou a ser ME, o que implica novas obrigações fiscais e contábeis que precisam ser regularizadas antes ou durante o processo de encerramento.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.