Mudança de contabilidade

AO
    🌱
    🌱 0 pts

Meu marido possui uma empresa do Simples Nacional que presta serviços, e eu gostaria de ser a contadora dele. Estou estudando como funciona o regime do Simples e queria acompanhar, na prática, o passo a passo das aulas da professora Ana Júlia, no curso prático, para entender melhor o processo.

No entanto, ao acessar o e-CAC com o login do meu marido, não aparece a opção do Simples Nacional. Fiquei com algumas dúvidas: o empresário não tem acesso aos relatórios e às declarações do Simples pelo próprio acesso? Esse acesso só ficará disponível para mim quando eu fizer a troca de responsabilidade técnica da contabilidade? Ou seria possível resolver isso apenas com uma procuração, para que eu possa acessar a empresa e acompanhar as informações?

Meu objetivo é ter acesso ao sistema para conseguir estudar e compreender melhor a prática do Simples Nacional.

1 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Amanda, tudo bem?

Os relatórios e as declarações do Simples Nacional realmente não ficam disponíveis dentro do e-CAC. Eles são acessados pelo Portal do Simples Nacional (PGDAS-D e DEFIS).

O empresário pode sim acessar normalmente essas informações com o próprio certificado digital ou código de acesso, sem precisar de contador vinculado.

No seu caso, você não precisa necessariamente fazer a troca de responsabilidade técnica agora. Se quiser apenas acompanhar e operar para fins de estudo ou apoio, pode utilizar uma procuração, que já permite o acesso aos dados da empresa.

Já o e-CAC será mais utilizado para outras obrigações fiscais e informações da Receita Federal, não especificamente para apuração do Simples.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.