Porte da Empresa e Faturamento

TG
    🌱
    🌱 0 pts

Olá poderiam me ajudar ?

Eu tenho uma empresa que é

EI - Empresário Individual, com o porte de Micro Empresa.

Ele estão prestes a atingir o limite de 360.000,00 e ainda estamos em novembro.

A dúvida é se ultrapassarem eles tem alguma multa ? ou tem o risco de sair do simples?

Ou não, apenas desenquadraria do ME ? Quais as consequências de ultrapassarem, estando com ME ?

A ideia é que em 2026 façamos um novo processo para mudar para EPP e ter o limite de 4.800.000,00.

3 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Taciane

Se a receita anual ultrapassar R$ 360.000,00, a empresa deixará de ser considerada ME e passará à condição de EPP no ano calendário seguinte, ou seja, efeitos a partir de 1º de janeiro do próximo ano. Não é, neste caso, exclusão do Simples Nacional é apenas mudança de porte dentro do Simples.

Não há multa automática apenas por ultrapassar R$ 360.000; o que muda é o enquadramento (ME → EPP) e, por consequência, a faixa percentuais aplicáveis no Simples.

Risco maior só ocorre se ultrapassar o teto do Simples (R$ 4.800.000/ano): aí a exclusão do Simples pode ocorrer com efeitos imediatos/mês seguinte e haverá recolhimentos extras retroativos e possibilidade de autuações.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.