(sem título)

LD
    🌱
    Laís Dias
    🌱 0 pts

Olá pessoal!! Bom dia!! Tudo bem com vocês?

Conseguem me orientar, por favor, como atender cliente EPP. Esse mês iniciamos atendimento para um cliente ME. Agora surgiu um cliente EPP. É muita diferença de ME para EPP? Obrigações são diferentes? Detalhe, cliente ME é prestação de serviços e cliente EPP é comércio. Tem curso específico para EPP?

Muito obrigada pela atenção de sempre.

1 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Laís, tudo bem?

A principal diferença entre ME e EPP é apenas o porte da empresa, ou seja, o faturamento anual.
    As obrigações fiscais, contábeis e acessórias não mudam por ser ME ou EPP, e sim de acordo com o regime tributário adotado pela empresa:

• Simples Nacional

• Lucro Presumido

• Lucro Real

No seu caso específico, a diferença maior não está no porte, mas na atividade.
    Como é comércio, ele pode ter obrigações adicionais no âmbito estadual, principalmente relacionadas ao ICMS (inscrição estadual, declarações, SPED, etc.).

Por isso, é importante verificar na SEFAZ do estado onde o cliente está estabelecido quais são as obrigações específicas para comércio naquele estado.

Sobre curso: não existe um curso específico só para EPP, mas sim cursos voltados para:

• Simples Nacional

• ICMS e rotinas do comércio

• Setor Contábil…

Esses sim ajudam bastante no atendimento para todos os tipos de cliente de modo geral.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.