(sem título)

S
    🌱
    Silvia
    🌱 0 pts

Olá, colegas. Estou com uma dúvida prática e gostaria da opinião de vocês.

Tem uma empresa que foi desenquadrada do MEI por débitos e perdeu o prazo para regularização.

Minha intenção é dar baixa nesse CNPJ, solicitar parcelamento dos débitos em aberto e orientar o cliente a abrir um novo CNPJ no Simples Nacional, já que ele pretende faturar acima do limite do MEI este ano.

Nesse cenário, após a baixa esses débitos passam a ficar vinculados ao CPF do titular, permitindo negociação e parcelamento normalmente? Alguém já passou por situação semelhante ou tem algum ponto de atenção nesse processo?

3 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

SJ
    🌱
    🌱 20 pts

Boa noite @Silvia
    Sim, a partir do momento em que você der baixa no CNPJ MEI dessa pessoa os débitos vão passar ao CPF dela (e).

Uma vez que a empresa já desenquadrou por débitos e você já iria abrir um novo CNPJ enquadrando no SN, por que não deixa o CNPJ ativo no SN e apenas parcela os débitos?

Pelo menos assim, não teria problemas de gravar um novo CNPJ

S
    🌱
    Silvia
    🌱 0 pts

@Sidney Machado Bauer Junior Muito obrigada pelas informações. O problema é que esse cliente perdeu todos os prazos, ou seja, perdeu o MEI e o Simples Nacional.

SJ
    🌱
    🌱 20 pts

@Silvia,
    Bom, nesse caso realmente seria melhor dar baixa no CNPJ e abrir um novo.
    Mas verifica direitinho, pois rolam situações que pode existir a prorrogação para solicitação do retorno ao Simples Nacional.

Mas qualquer dúvida ou precise de ajuda estou a disposição.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.