Sublocação espaço por autônomo

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Olá!
    Professores, estou com uma dúvida em um caso prático de uma cliente fisioterapeuta autônoma para quem pretendo prestar assessoria no carnê-leão.

Ainda não fechei o contrato de prestação de serviço, então não tive acesso à documentação completa da legalização dela. Porém, ela me informou que já entrou com o pedido como profissional liberal na prefeitura, já está recolhendo ISS fixo e está em processo de obtenção da responsabilidade técnica junto ao CREFITO. Não consegui localizar aula de autônomo com o conteúdo.

Ela atende em um espaço próprio e relatou que, nos dias em que não utiliza o local, permite que outra profissional atenda ali, recebendo um valor pela utilização do espaço.

Nesse cenário, gostaria de entender:

1. Esse tipo de operação é permitido para um profissional autônomo pessoa física?

2. Esse valor recebido deve ser tratado como rendimento tributável no carnê-leão? Se sim, ele entra como prestação de serviço ou teria natureza de aluguel/cessão de espaço?

3. Qual seria o documento ideal para formalizar e comprovar esse recebimento, considerando que ela é pessoa física (recibo simples, contrato de cessão, outro)?

4. Existe alguma implicação em relação ao ISS ou necessidade de inscrição/adequação municipal por conta dessa atividade?

Quero entender se tem algum problema, pois sou iniciante, quem orientar corretamente minha cliente tanto na parte fiscal quanto documental.

Obrigada!

3 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro Olá tudo bem? Tem alguma particularidade com relação a reforma?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Thamires caso se refira ao cadastro no cnpj para recolhimento do ibs e cbs, ainda nao.Estamos aguardando regulamentação e orientação oficial ainda nao disponível.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.